sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Características de um grande líder

Juízes 3.12-30 – 12 Mais uma vez os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova, e por isso o SENHOR deu a Eglom, rei de Moabe, poder sobre Israel. 13 Conseguindo uma aliança com os amonitas e com os amalequitas, Eglom veio e derrotou Israel, e conquistou a Cidade das Palmeiras{2}. 14 Os israelitas ficaram sob o domínio de Eglom, rei de Moabe, durante dezoito anos. 15 Novamente os israelitas clamaram ao SENHOR, que lhes deu um libertador chamado Eúde, homem canhoto, filho do benjamita Gera. Os israelitas o enviaram com o pagamento de tributos a Eglom, rei de Moabe. 16 Eúde havia feito uma espada de dois gumes, de quarenta e cinco centímetros{3} de comprimento, e a tinha amarrado na coxa direita, debaixo da roupa. 17 Ele entregou o tributo a Eglom, rei de Moabe, homem muito gordo. 18 Em seguida, Eúde mandou embora os carregadores. 19 Junto aos ídolos{4} que estão perto de Gilgal, ele voltou e disse: "Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei". O rei respondeu: "Calado!" E todos os seus auxiliares saíram de sua presença. 20 Eúde aproximou-se do rei, que estava sentado sozinho na sala superior do palácio de verão, e repetiu: "Tenho uma mensagem de Deus para ti". Quando o rei se levantou do trono, 21 Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei. 22 Até o cabo penetrou com a lâmina; e, como não tirou a espada, a gordura se fechou sobre ela. 23 Então Eúde saiu para o pórtico, depois de fechar e trancar as portas da sala atrás de si. 24 Depois que ele saiu, vieram os servos e encontraram trancadas as portas da sala superior, e disseram: "Ele deve estar fazendo suas necessidades em seu cômodo privativo". 25 Cansaram-se de esperar, e como ele não abria a porta da sala, pegaram a chave e a abriram. E lá estava o seu senhor, caído no chão, morto! 26 Enquanto esperavam, Eúde escapou. Passou pelos ídolos e fugiu para Seirá. 27 Quando chegou, tocou a trombeta nos montes de Efraim, e os israelitas desceram dos montes, com ele à sua frente . 28 "Sigam-me", ordenou, "pois o SENHOR entregou Moabe, o inimigo de vocês, em suas mãos." Eles o seguiram, tomaram posse do lugar de passagem do Jordão que levava a Moabe e não deixaram ninguém atravessar o rio. 29 Naquela ocasião mataram cerca de dez mil moabitas, todos eles fortes e vigorosos; nem um só homem escapou. 30 Naquele dia Moabe foi subjugado por Israel, e a terra teve paz durante oitenta anos.

A história de Israel é marcada por um chavão histórico. Um ciclo que se repete por várias vezes em vários momentos diferentes da história de Israel. É o ciclo de pecado, castigo, arrependimento e graça de Deus. Israel estava sempre caindo no pecado, recebendo o castigo pelo seu pecado. Mas eles sempre se arrependiam e clamavam por um juiz para a libertação do povo. Deus ouve sempre o nosso clamor e atendeu aos clamores de Israel por várias vezes. Arrependidos, experimentaram a graça de Deus sendo manifestada. Dessa vez, não foi diferente! Israel caiu no pecado novamente e estavam recebendo um novo castigo. O povo de Israel fez o que Deus reprova, de acordo com o versículo 1. Como castigo, Deus permitiu que eles fossem cativos de um país chamado Moabe, cujo o rei chamava-se Eglom.
O povo de Israel, cansado de viver na escravidão, clama por socorro de Deus. Israel permaneceu cativo de Eglom, rei de Moabe, por dezoito anos. E Deus responde ao clamor dos israelitas levantando um libertador para o povo de Israel. Deus nomeia Eúde como líder de Israel. Eúde era um homem canhoto, e vinha da tribo de Benjamin. Uma curiosidade sobre a tribo de Benjamin, que significa “filho da mão direita”, era que existiam muitos canhotos. No texto no original, não existe a expressão canhoto, mas “curto de mão direita” o que poderia significar uma deficiência no braço direito. Partindo desse princípio, Eúde deve ter sido um homem de muito destaque em Israel. Deveria ter sido um homem realmente de sucesso. Um grande líder! Realmente a pessoa certa para estar no comando de um país! Os israelitas deviam pagar seus tributos ao rei. Assim, Eúde foi até o rei de Moabe para entregar os tributos de todo o povo de Israel. Estrategicamente, Eúde diz para o rei que tem algo em secreto para dizer-lhe. O rei mandou que todos os seus súditos saíssem da sua presença e deixasse Eúde a sós com ele. Não tinham nenhum tipo de desconfiança. Mal sabiam eles que Eúde tinha uma espada de 45 centímetros escondida por debaixo de sua roupa, amarrada na sua coxa direita. Depois que os súditos do rei o deixaram a sós, Eúde chegou perto do rei e cravou-lhe a espada na sua barriga. A bíblia diz que até as entranhas chegaram a sair para fora. O rei era muito gordo e a sua gordura encobriu o cabo da espada de forma que Eúde não pode nem tirar a espada da barriga do rei. Depois disso, Eúde saiu por outro lugar, deixando a porta da frente trancada. Os seus súditos pensaram que o rei estava fazendo suas necessidades no cômodo privativo, por isso não se preocuparam muito. Eles devem ter dito isso sentindo o mal cheiro que vinha da sala. Como o rei demorara para abrir a porta, os súditos entraram e viram o seu rei morto, estendido no chão.
Ao sair, Eúde, liderando os soldados de Israel, montou uma tocaia perto do rio Jordão. Os soldades de Israel ficaram armados bem na passagem do rio Jordão. Quando os soldados de Moabe vinham para tentar atacar Israel, Eúde e os soldados de Israel matavam a todos. Quando os soldados tentavam atravessar o rio, Israel matava a todos. Assim Eúde fez até matar aproximadamente 10 mil homens de Moabe. A bíblia faz questão de enfatizar que todos os homens de Moabe eram fortes e vigorosos, talvez fazendo alusão à deficiência de Eúde. Israel matou todos os soldados de Moabe, vencendo-o completamente.
Eúde foi um grande líder para Israel naquele tempo. Contudo, o Israel espiritual, a Igreja do Senhor precisa de grandes líderes como Eúde. Precisa de líderes que não medem esforços para cumprir com um objetivo pré-traçado. Deus não precisa de nós para trabalharmos para Ele. Sem nós, a obra dEle continuaria a andar. Mas Deus escolheu o homem para levar o evangelho para outras pessoas. Nos escolheu, os crentes, para fazer discípulos de todas as nações. Colocou em nossas mãos, a grande responsabilidade de propagar o Reino de Deus e a Sua justiça por toda a terra. Para que possamos experimentar um pouco do Reino de Deus terreno. Todos nós temos essa incumbência! Todos nós temos essa tarefa! Todos nós somos chamados para compartilhar do evangelho do Reino de Deus! Deus colocou no nosso coração um sentimento de dependência dEle e uma tendência à liderança. Isto significa que Deus implantou em nós o desejo de sermos líderes sobre outras pessoas. Implantou no nosso coração o desejo de sermos pais espirituais de outras vidas, de cuidar de outras pessoas. Deus deu essa tendência ou habilidade a cada um de nós em especial. De qualquer forma, com esse chamado inicial, você pode começar a liderar na próxima reunião desse Grupo Familiar.
A liderança também é desenvolvida. Para que o trabalho em equipe funcione, é preciso que todos trabalhem juntos com a mesma visão e debaixo de uma liderança. Cabe à liderança passar a visão para os liderados. Cabe ao líder transmitir, na reunião de Grupo Familiar, a mensagem que está no coração de Deus.
Estudando o que está registrado na bíblia sobre o juiz Eúde, podemos ver algumas características de um grande líder. Podemos ver algumas características de uma pessoa vencedora. Uma pessoa que pode dizer, com a boca cheia, que venceu na vida. Você anseia “ser alguém” na vida? Você deseja ter um bom emprego? Deseja ter uma vida tranqüila, longe das dívidas da Bemol e Armazéns Paraíba? Está vendo aquela promoção no seu emprego? O seu chefe está oferecendo novas vagas para cargos superiores ao seu e você desejando tanto aquela promoção no seu emprego? Deseja tanto ser o pai espiritual de muitas pessoas? Deseja que o seu grupo familiar cresça de forma explosiva? Deseja que ele se multiplique? Deseja viver uma vida abundante na presença de Deus? Você quer ter sucesso na sua vida espiritual? Quer obter o sucesso no seu ministério? Não existe nenhuma fórmula mágica a ser seguida para alcançar tudo isso em sua vida. Mas uma coisa é certa: se seguir essas características que o Juiz Eúde tinha, com certeza, você vai tender a experimentar a abundância do Senhor em sua vida. Com certeza, tendo Deus ao seu lado, você vai ser um grande homem ou uma grande mulher de Cristo.
Vamos ver algumas características do Eúde.

1) Atitude Positiva
Partindo do pressuposto que Eúde era deficiente físico, temos aqui uma grande vitória na vida desse grande líder. Eúde não viu a sua deficiência como um empecilho para a sua liderança e para a sua vida. Não viu a sua deficiência como um estorvo para ele. Não como uma maldição na vida dele. Ele teve uma atitude vencedora. Teve uma atitude positiva. Ele poderia ficar chorando pelos cantos pela sua deficiência. Ele poderia ficar parado em casa, sem trabalhar, ‘só recebendo a aposentadoria por invalidez’ (na época, não existia ainda esse tipo de benefício). Ele poderia ter um sentimento de auto-comiseração. Poderia ter uma baixa auto-estima. Mas vemos que essa não é a reação de Eúde perante uma dificuldade em sua vida. Essa deficiência se tornou galho fraco, perto do grande potencial que ele tinha. Essa deficiência não o motivou a ficar em casa parado, ao contrário, fez dele um grande homem, um grande líder em Israel.
Você quer ser uma pessoa de sucesso em sua vida? Quer viver abundantemente na presença de Deus? Quer receber mais bênçãos em sua vida? Tanto na vida espiritual, quanto intelectual ou material? Tenha uma atitude positiva diante das dificuldades. Não veja as barreiras que vão aparecer em sua vida como um grande e intransponível obstáculo. Muitas pessoas têm mania de desistir na primeira barreira que encontram pela frente. Essas pessoas não serão ninguém na vida. Essas pessoas ficarão para sempre no que estão atualmente. Nunca crescerão! Mas as pessoas que têm atitude positiva, essas crescerão. Quando estiverem diante de uma situação difícil, veja com os olhos da fé. Quando estiver perante uma situação complicada, peça a ajuda de Deus vendo as soluções, e não levantando os problemas. Existem pessoas que são negativistas. São pessoas que só vêem o lado ruim das coisas. Não conseguem ver o lado bom das coisas. Não conseguem ver a vitória que está além do obstáculo!
Tenha atitude positiva, como Eúde teve perante as dificuldades.

2) Rompe os limites
Eúde, além de ter uma atitude positiva perante a dificuldade, ele ainda rompeu os seus próprios limites. Ele possuía uma deficiência no seu braço direito. Mas isso o impedia de ser um grande soldado? Isso o impedia de ser um grande líder de Israel? Isso o impedia de ser usado por Deus? Eúde foi usado por Deus dessa maneira, o que dirá você e eu que temos o corpo perfeito. Ou se você tem algum tipo de deficiência, você também pode ser muito usado por Deus. Basta você romper os seus limites. A deficiência impede as pessoas de fazerem algumas coisas, mas com Deus, essa deficiência é superada. Para Deus, nada é impossível. Tudo é possível ao que crê! Ao que crê, pode ter qualquer tipo de deficiência, Deus vai superar essa limitação da sua deficiência. Assim, você vai ser muito usado por Deus.
Rompa os seus limites da fé! Não permita que a sua vida na fé fique estagnada! Não permita que fatos exteriores venham a colocar a sua fé de molho! Esteja sempre rompendo em fé! Esteja sempre experimentando algo novo na presença do Senhor! Faça desafios pessoais. Faça um desafio pessoal de jejuar por um três dias completos. Faça um desafio pessoal de orar uma hora por dia, pelo menos. Rompa os seus limites da oração. Aliás, a oração já é o rompimento de uma barreira física. A oração é entrar no mundo espiritual. A oração rompe os limites da distância. Você pode orar pelos cristãos perseguidos na China e eles receberem a bênção do Senhor lá. Você pode orar por alguém que está na Austrália ou no Japão e essa pessoa ser alcançada pela oração onde quer que ela esteja. E digo mais! Você pode orar por uma pessoa que você nem sabe onde ela está, mas ela pode ser alcançada pela sua oração. Ilustração da Parábola do Filho Pródigo em Lucas, capítulo 15. O pai daquele jovem deveria orar todos os dias para Deus proteger o seu filho. Devia pedir para que Deus cuidasse do filho dele onde quer que ele estivesse. Podemos observar isso por causa da expectativa que ele tinha, esperando o seu filho todos os dias. A oração é romper os limites, por isso ore!
Falando da leitura bíblica, você só consegue ler 10 versículos da bíblia sem dormir em cima? Você está limitado a três capítulos bíblicos por dia? Rompa os seus limites! Faça um desafio pessoal de ler o Novo Testamento em um dia. É possível! Faça um desafio pessoal de ler a bíblia em 20 dias! É algo possível para cada um de nós!
Grandes líderes conhecidos internacionalmente, chamam esse princípio de romper os limites de “andar a segunda milha”. O seu limite é andar somente uma milha, ande duas! Em nosso contexto, seria andar um quilômetro. Se você anda somente um quilômetro, ande dois! Quando você andar dois, vai ver que o um quilômetro é pouco! Vai ver também que é possível andar o terceiro quilômetro. Comece agora a romper os limites de sua vida. Se você foi incumbido de uma tarefa, além de a fazer com excelência, faça-a superando o seus limites, superando as expectativas, fazendo mais do que lhe foi incumbido.
Existem pessoas que podem até não ter limitações físicas, mas possuem limitações espirituais. Podem não ser deficientes físicos, mas são deficientes espirituais. Não conseguem experimentar a presença do Senhor em suas vidas. Não conseguem experimentar o melhor do Senhor em suas vidas. Existem pessoas que precisam ser levadas de um lado para o outro, sendo empurrados na cadeira de rodas espiritual. São pessoas que precisam vencer os seus limites espirituais na vida.
Irmãos, não deixe que os limites impostos pela sociedade ou por você mesmo lhe impeça de experimentar algo a mais. Esses limites podem lhe impedir de experimentar a abundância de vida que temos no Senhor. Assim como o Eúde rompeu a sua limitação física, você pode romper os seus limites. Se você quer ser um grande líder, tem que romper os seus limites. Para algumas pessoas, o seu limite é o tempo! Dizem: “Ah, se eu tivesse tempo!”. Rompa os limites do seu tempo também. É claro que você deve ter consciência do limite do seu corpo, no entanto esse limite pode ser rompido com uma adaptação. Existem pessoas que dizem que não conseguem fazer nada pela manhã. É claro! Pergunte-a a que horas ela acorda. Se acordar 11h50, como vai poder fazer alguma coisa pela manhã. Para ser um grande líder, é preciso romper os limites!

3) Iniciativa / ousadia (coragem)
Somente um grande líder teria tamanha ousadia de chegar perante o rei de Moabe para lhe matar. Era muito arriscado, visto que ele poderia ser morto pelos soldados do rei. Ele poderia ser descoberto em seu plano de matar o rei e morrer pelos soldados. Se descobrissem que ele estava armado com a espada pode debaixo de sua roupa, ele poderia ser morto. Mas Eúde não levou em consideração os pontos negativos. Como diz aquele provérbio popular: “Quem não arrisca, não petisca!”. Ele se arriscou! Arriscou a sua própria vida para libertar o povo de Israel. Tinha que ter muita coragem para tal ação. Vemos que Eúde também teve iniciativa na execução de seu plano. Ele não ficou esperando outras pessoas para colocar em prática. Ele, pessoalmente, cuidou de tudo para que o plano desse certo. É claro que ele contava com a ajuda de Deus. Deus já havia dito para ele que entregaria os moabitas nas mãos dos israelitas. Ele foi confiante que Deus estava com ele, mas quero ressaltar a importância de se ter iniciativa, como Eúde teve.
Existem pessoas que não possuem essa característica de ter iniciativa. É muito difícil para algumas pessoas, deixar o seu estado atual para fazer algo a mais. Muitas pessoas não conseguem tirar os seus planos do papel. Você até planeja, mas não consegue executar. Aliás, não consegue nem começar o projeto. Quantas vezes você já planejou fazer uma dieta a partir de segunda? Quantas vezes você já quis ler a bíblia de capa a capa, no entanto nem começou a ler Gênesis?
Pessoas de grande sucesso em suas vidas, têm como característica pessoal a iniciativa. Atualmente, no mundo corporativo, os administradores já não estão mais procurando pessoas que tenham iniciativa, mas “finalizativa”. É um jogo de palavras que expressa que não basta a pessoa começar a fazer algo, mas precisa terminar também. Analisando o texto que lemos hoje, vemos que o Eúde teve a iniciativa de ir até o palácio do rei e executar o seu plano. Analisamos a característica de “finalizativa” quando vemos que ele conseguiu cumprir com o seu plano com eficácia. Cumpriu com o que tinha que fazer.
Se você quer ser um grande líder, tenha iniciativa! Se quer ser o chefe de uma grande empresa, tenha iniciativa! Tenha coragem para encarar algo novo e vá adiante. Deus é contigo!

4) Planejamento e Estratégia
Por último, mas não menos importante, podemos observar que Eúde tinha uma estratégia. Ele fez um planejamento prévio. Deve ter analisado todos os riscos da execução do seu plano. Ele deve ter ponderado cada questão. Ele esteve com o rei antes de executar o seu plano, talvez para fazer o reconhecimento do local. Deve ter feito uma planta do palácio do rei para saber por onde ele poderia fugir. Ele realmente se preparou para a execução do plano. Depois de ter planejado e traçado a estratégia, ele começou a colocar em prática. Mas de nada iria adiantar ele ter matado o rei se não acabar com os soldados também. De nada adiantaria, visto que eles poderiam levantar outra pessoa e o coroar como rei. Mas, creio que na cabeça do Eúde já estava tudo planejado. Depois de matar o rei, ele reuniu os soldados de Israel e armou uma tocaia na passagem do rio Jordão. Todos os soldados que se atrevessem a atravessar o rio, eram mortos por Eúde e seus soldados. Eúde planejou muito bem, traçou a estratégia certa e esperou o momento certo para agir.
Irmãos, existem pessoas que são movidas pelo acaso. São os chamados crentes “Zeca Pagodinho”! O “Zeca Pagodinho” fez uma música que diz: “Deixa a vida me levar!”. Essas pessoas deixam que vida os leve para onde ela quer. Não traçam uma estratégia ou planejamento de vida. Estão apenas esperando que as coisas caiam do céu. Esperam que aquela oportunidade de emprego caia do céu. Esperam que o aumento salarial caia do céu. Esperam ter tudo o que desejam sem fazer um tipo de planejamento.
Se você quer ser um grande líder ou uma pessoa de sucesso em sua vida, você deve planejar a sua vida. Deve planejar colocando objetivos e alvos para a sua vida. Depois de colocados os alvos, você precisa montar uma estratégia de como irá alcançar esse alvo. Sem planejamento e estratégia, a sua vida ficará por conta do acaso. E o acaso pode, muitas vezes, te levar para um caminho ao qual você não gostaria de percorrer.
Se você quer ser um grande líder, precisa fazer um planejamento para alcançar os seus alvos. Depois, precisa colocar em prática as estratégias que você traçou para o crescimento de seu grupo familiar ou de sua empresa.

Amados irmãos, você pode alcançar um alto nível de influência na sociedade, se tiver essas características manifestas em sua vida. Se você tiver essas características manifestadas em sua vida, com certeza você será um grande líder, usado por Deus. Se você planejar e traçar estratégias, ter iniciativa e coragem, romper os seus limites e ter uma atitude positiva diante das dificuldades, você será bem sucedido no que for fazer.

Nenhum comentário: