domingo, 24 de julho de 2016

A Oração de Jabez [Esboço]

A Oração de Jabez

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: ‘Com muitas dores o dei à luz’. Jabez orou ao Deus de Israel: ‘Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores’. E Deus atendeu ao seu pedido.”
1 Crônicas 4.9-10

Introdução
- Alguns personagens bíblicos possuem capítulos e até livros inteiros dedicados
- Mas este homem tem apenas dois versículos no AT
- Em meio à genealogia, o que fez o autor parar para relatar esta mini biografia?
- O que tem de tão especial neste homem chamado Jabez?
- Costumeiramente, pulamos a leitura bíblica de genealogias
- Mas este homem fez algo interessante que foi digno de registro.
- A história dele só aparece aqui e não sabemos de mais nada sobre ele. A bíblia não fala dele em qualquer outro lugar e outros livros de história também não lembraram dele.
- Talvez, por conta da época, Jabez tenha causado uma grande Revolução na forma de entender Deus.
- Suas orações foram respondidas num tempo muito conturbado de Israel, a era dos juízes.
- O que sabemos é o significado do seu nome. Jabez significa dor.
- De fato, todo parto é muito dolorido. A mãe, ao dar à luz, fica entre a vida e a morte. Entretanto, o parto de Jabez deve ter sido muito mais dolorido do que o comum. A sua mãe pode ter passado por alguma complicação no momento do nascimento.
- O nome de uma pessoa, nessa época, trazia um forte significado para a pessoa.
- Com certeza, ele sofreu muito Bullying por causa do seu nome. Essa, talvez, tenha sido a grande cruz de Jabez, um martírio ter que conviver com isso.
- Sem dúvida, foi um grande vencedor, um homem extraordinário, que venceu essas barreiras e transformou aquilo que poderia ser maldição em bênção e modelo para toda a nação.
- A bíblia diz que ele orou e a sua oração foi respondida.
- A Oração de Jabez consistia de 4 pontos. Talvez você pense que a mesma oração repetida várias vezes torna-se reza, ou mesmo um mantra a fim de conseguir o favor de Deus. Imagino que Jabez não fazia somente essa oração, mas creio que o resumo de sua oração diária deveria ser esse. Serve de modelo para nós!

>>> Ah, abençoa-me...
- Tomara que me abençoes, em algumas versões! Revela um desejo do coração e não uma ordem.
- Orar por si mesmo é egoísmo? Falta de senso de comunidade? Diante de tantos problemas que estão acontecendo, é certo orar por você?
- É interessante observar a ordem que o Apóstolo Paulo dá a Timóteo: Cuida de ti mesmo e dos outros.
- As vezes nós precisamos de oração. Pensamos em mil motivos de oração pelo mundo, sendo que nós mesmos estamos precisando. Antes de orar pelos outros, é importante orar por si mesmo também.
- Este item da oração consistia em pedir bênção para Deus.
- Conceito de bênção é dado em Gênesis 12, Deus fazendo uma aliança com Abraão.
- Ser usado para constituir uma nova nação.
- Antes de orar pelas outras pessoas, Jabez orou pedindo para que ele mesmo fosse usado.
- Um homem com uma vida duríssima, com um nome tão marcante, que teve a sua vida marcada pelo bullying, agora está pedindo a bênção de Deus para o ajudar a vencer.

>>> Aumenta as minhas terras!
- Os óculos da teologia da prosperidade: casas, carros, conta gorda, ostentação, saúde, etc.
- Eu quero isso porque eu realmente preciso dessas coisas, e a tua palavra diz que o Senhor é um Deus abençoador, por isso eu tomo posse agora das bênçãos que o Senhor tem para mim e determino, em nome de Jesus que o Senhor me dê agora.
- Todavia, permita-se ler este esse texto e o interpretar a partir da teologia bíblica.
- Para quê mais terras? Por que Jabez estava pedindo mais terras? Jabez estava pedindo mais trabalho. Havia muitas terras improdutivas ao redor e ele estava com força e vigor para trabalhar. As suas terras já estavam sendo cultivadas por inteiro. Ele estava aproveitando cada metro quadrado das suas terras. Agora, ele pede mais terras, assim ele pode trabalhar mais.
- Trabalhando mais, certamente, ele conseguiria conquistar mais recursos, obter mais funcionários, influenciar mais vidas.
- A intenção do seu coração era de glorificar a Deus, trabalhando e fazendo mais.
- Fazendo mais, sempre aparece mais. Observe o trabalho na sua empresa. Aquele funcionário que dá conta das suas funções sempre recebe mais trabalho. Quem é fiel no pouco é colocado sobre muito.
- Assim também é no trabalho ministerial.
- Isso vai na contramão da cultura brasileira. Feriados e mais feriados!
- Ore por mais trabalho!

>>> Que a tua mão esteja comigo...
- Não podemos andar sozinho
- Sozinho vamos mais rápido, juntos vamos mais longe
- Com Deus podemos alcançar aqueles sonhos do nosso coração
- Dependência de Deus em todas as decisões
- Amar o Senhor de todo o coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento, e de toda a sua força.
- Deus quer tudo de nós

>>> guardando-me dos males e livrando-me das dores...
- Mal que nos rodeia – pecado que nos assedia
- Mal que está dentro de nós
- Se o Senhor não vigiar, em vão vigia a sentinela
- Pai nosso que Jesus ensinou
- Saúde para trabalhar, para glorificar


Deus atende a nossa oração quando temos a intenção primeira de glorifica-lo.

Um comentário:

Raimundo Cardoso disse...

Paz, pastor.
Preparando uma mensagem pra entregar à Igreja, amanhã, me deparei com esse estudo, muito bom; acrescentou muito ao que eu já tinha. Feliz também por saber que durante algum tempo, o sr exerceu ministério aqui em Manaus. Deus abençoe o Sr. Paz do Senhor!!!