sexta-feira, 12 de abril de 2013

Um viver em Santidade

Salmo 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (NVI)

Santo = que serve a algum uso sagrado ou dedicado, consagrado a Deus.

Na linguagem bíblica e teológica, santo significa “separado”. Primeiro, o homem não pode se tornar santo por si só. Ninguém pode se tornar santo pelo esforço físico. Somente Deus pode tornar uma pessoa santa. Não porque uma pessoa se torna santa de um dia para outro, mas Deus nos considera santos.

Então podemos dizer que viver em santidade é mater uma vida consagrada a Deus. Para isso é necessário que obedeçamos a Palavra de Deus, ou seja, vivendo de acordo com a tua palavra. Primeira coisa, temos que estar dispostos a pagar o preço de seguirmos a Cristo. Ou você está na igreja ou está no mundo, não existe o cara que vem na igreja e está no mundo, ou o crente Raimundo, não existe. Na realidade ele encara a igreja como um clube. É o point da galera, que quando o culto acaba, saímos por aí com o pessoal.
É necessário praticarmos a Palavra de Deus. Tiago 1:22 diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmo”.
É necessário nos submeter a Deus. Tiago 4:7 diz: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”.
É necessário que não abramos brechas. I Pe 5:8 diz: “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. As brechas são pequenas aberturas que damos ao inimigo para que ele entre na nossa vida, em várias áreas de nossa vida. Para se viver em santidade é necessário que mantenhamos fechadas todas as brechas em todas as áreas de nossa vida, e se tiver alguma área de nossa vida que esteja descoberta, essa é a hora de cobrir, de maneira que se o diabo tinha legalidade sobre tal área, a partir de agora não terá mais. Vamos pedir para Deus sondar o nosso coração e nos mostrar se há alguma brecha que precisa ser fechada. Só podemos fechá-las através do perdão. Este momento é para pedir perdão a Deus e fechar essas brechas. Se você está em um namoro que está pegando fogo, é uma brecha. Se você está falando palavrões. Se você está ficando por aí. Se você está se utilizando de drogas, bebidas ou cigarros. Tudo isso são brechas que você abre e o diabo entra em sua vida, faz um estrago e deixa você por aí chupando o dedo.

1. Nova criatura
Quando somos batizados, somos purificados de todos os pecados que cometemos anteriormente. Mas é necessário uma vida de consagração diária. Isto significa que diariamente você tem que orar a Deus entregando parte de sua vida a Ele. A consagração é o primeiro passo para um viver em santidade. Em II Coríntios 5:17 diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas antigas já se passaram; eis que tudo se fez novo”. Precisamos estar em Cristo. Ele habita em nosso coração, ou seja, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Precisamos manter um zelo pelo nosso corpo, pois não é nosso. Quando um posseiro fica por algum tempo em uma terra, ele tem direito sobre aquela terra. Isto significa que quando o Espírito Santo passa algum tempo em seu coração, ele também toma posse. Portanto o seu corpo não é seu, mas sim do Espírito Santo que habita em você. O ato de consagração nos faz uma nova criatura e dá liberdade para o Espírito Santo que habita em nós, colocar a mão na massa, ou seja, trabalhar em nossas vidas nas diversar áreas.

2. Oração
Para vivermos em Santidade é preciso ter uma vida de oração. Lucas 22:40 diz: “Orem para que vocês não caiam em tentação”. Uma vida de oração traz intimidade com Deus, fazendo com que as tentações fiquem de lado. Oração tem que ser a essência da vida cristã. De forma que possamos seguir a instrução de Paulo em I Tessalonissenses 5:17 que diz: “Orai sem cessar”. Daí você vem me questionar sobre como é possível uma pessoa orar a todo momento sem cessar. O espírito deve estar em oração contínua. Conforme vai se passando o dia, você vai lembrando dos motivos de oração e vai orando. Isso é orar sem cessar. Orar pelas pessoas ao seu redor. Orar pelas tentações. Orar por você mesmo. Orar pelas oportunidades. Orar pelos seus amigos da escola ou do trabalho. Orar pela sua família. Orar pela liderança da igreja. Contruções que a igreja está realizando. Só de orar por cada motivo desse, com certeza, você gastará um bom tempo orando.
Oração é a conversa com Deus. Como queremos que Deus tome conta de nossas vidas se não oramos a Deus? Devemos pedir instruções dele a cada momento. Até mesmo fazendo comprar. Pergunte a Deus se Ele quer mesmo que você compre tal coisa. Deixe Deus te influenciar. Você vai ver que sua vida vai mudar. Deus tem o melhor para nós, mas se não perguntarmos a Ele, como saberemos? Por isso é extremamente importante orar.
Devemos orar também pelos nossos irmãos, não somente da igreja, mas todos os que convivem contigo. A oração também traz cura. Tiago 5:16 diz: “Confessai pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”. Tiago quer enfatizar que a oração pelo irmão traz cura. Esse é o poder da oração. Devemos sentir um peso de orar pelos outros. Isso é um ministério. Intercessão é um ministério importantíssimo em qualquer igreja. Igreja não cresce por falta de oração. Jovens não estão firmes na igreja por falta de oração.

3. Jejuns
De igual forma, também deve ser tratado os jejuns. Assim como uma vida de oração é muito importante, os jejuns são importantes. Em Mateus 6:18 diz para arrumarmos o cabelo e lavarmos o rosto para que não pareçamos que estamos jejuando. Somente Deus é que tem que saber que estamos jejuando. Em Isaías 58:4 diz que o jejum não pode terminar em discussão, ou seja, nem acabou o jejum ainda, você já está brigando com alguém ou discutindo com outra pessoa. Este não é o verdadeiro jejum. Mas nos versículos 6 e 7 fala o verdadeiro jejum, que é soltar as correntes da injustiça, pôr em liberdade o oprimido, partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado ou vestir o nu. O jejum não é necessiariamente de comida. Mas fazer o bem às outras pessoas é um tipo de jejum. Não para aparecer, mas fazer o bem para os outros por amor a eles. Ore e jejue pelo seu irmão. Jejue pelos motivos de orações anteriormente citados.

4. Louvores
Para vivermos em Santidade precisamos manter uma vida de louvor ao Senhor. Devemos louvar ao Senhor sempre que pudermos. Não somente com cânticos, mas em todo momento podemos louvar a Deus com aquilo que estamos fazendo se o fizermos dedicando a Deus. Até quando vamos jogar bola, é necessário que louvemos a Deus. Devemos louvar a Deus por estarmos vivos, pelo privilégio de viver, pela nossa família, amigos. Estar sempre louvando a Deus, nos ajuda a manter uma intimidade com Ele também, pois a maneira mais simples de louvar a Deus é através da oração. Agradeça ao Senhor Deus pelo que você tem. É importante louvar o Senhor com cânticos também. Cante para Deus. Cante na presença de Deus. Clame por Ele e cante com Ele.

5. Sendo bons
Não queremos dizer ser bons no sentido de se sentir melhor do que outras pessoas. Ser os gostosões ou as gostosonas. Mas estamos falando de bondade.
Ser bom com outras pessoas mostra o Cristo que habita dentro de você. Quando você se torna uma pessoa pacífica, Cristo se revela através de você. Podemos perceber nos Evangelhos que Cristo era uma pessoa tranqüila e boa com as outras pessoas. O nosso alvo é chegar a ser como Cristo. Um bom começo é sendo bom e misericordioso com outras pessoas. Mateus 5:7 diz: “Bem-aventurado são os misericordiosos, pois obterão misericórdia”. Isto significa que serão felizes os que tiverem bondade em seu coração para ajudar ao próximo em sua necessidade e, dessa forma, demonstrará o amor de Cristo que está em você. Devemos ser cheios dessa misericórdia e dessa bondade provenientes de Cristo. Para ajudar o nosso irmão não é necessário ter recursos financeiros. Muitos se desculpam dizendo que não tem dinheiro para ajudar o próximo. Escute seu irmão. Ore com ele. Apresente ele a Deus. Isto será de grande utilidade para ele, com certeza mais do que qualquer dinheiro pode comprar.

6. Sendo humildes
A humildade é uma característica marcante de Cristo. Ele conviveu com os mestres da lei, com os publicanos que eram ricos. Mas também conviveu com os samaritanos, que eram vítimas de preconceito. Devemos seguir esse grande exemplo de humildade. Paulo também era uma pessoa muito humilde e pregava a humildade. Em Filipenses 2:3 diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”. Considerar os outros melhores do que você é meio complicado, pois nem sempre são melhores. Mas a humildade que provém de Cristo é bem diferente. Essa humildade faz com que nos sintamos mais felizes. Mateus 5:3 diz: “Bem-aventurado os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus”. Para mantermos uma vida de santidade, a humildade nos ajudará a não sermos egoístas, mas sim altruístas. Considerar outros melhores do que você, vai fazer com que você se coloque em posição inferior à outra pessoa, conseguindo dessa forma se submeter às ordens. Isto fará de você, uma pessoa com o caráter mais parecido com o de Cristo. Não podemos nem nos orgulhar de nossa humildade.

7. Honre seus pais
Seus pais são autoridades sobre a sua vida. Isto significa que Deus os instituiu para educá-lo e fazê-lo crescer. Quando respeitamos nossos pais, eles passam a nos respeitar também. Quando não respondemos para nossos pais, eles não gritam conosco. Quando somos submissos a eles, não precisamos apanhar. A obediência tardia é desobediência, ou seja, se o seus pais derem uma ordem a você, vá e faça logo. Se ficar enrolando é desobediência. Ou ainda se disser que depois vai fazer, é desobediência. Em Êxodo 20:12 diz que nossos dias serão acrescentados, ou em outras versões que teremos longa vida se honrarmos nossos pais. Honrar também tem o significado de valorizar ou dar valor. Vamos honrar nossos pais, dando o valor que é devido a eles. Demonstre seu amor por eles. Dê um abraço longo e apertado. Dê um beijo no rosto de seu pai. Passe tempo com eles. Ajude sua mãe com os afazeres de casa. Não fique somente pelas ruas o dia todo. Faça comida para sua mãe. Compre um presentinho, mesmo pequeno para seus pais. Diga o quanto você os ama. Dê apoio a eles. Se possível, ajude seu pai em seu emprego. Em Provérbios 30:17 diz que senão obedecer a sua mãe ou zombar de seu pai, os seus olhos serão arrancados pelos corvos. É lógico que não vai aparecer um urubu agora e arrancar os seus olhos. Só tome mais cuidado com os urubus. Mas é no sentido de ficar cego. Se deshonramos nossos pais, ficamos cegos. Honre seus pais verdadeiramente. Também não com falsidade e mentiras.

Nenhum comentário: