quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os milagres de um profeta; a busca de Elias por Deus.



 “Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: ‘O que está fazendo aqui, Elias’? Ele respondeu: ‘Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me’. O Senhor lhe disse: ‘Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar’. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave”.
1 Reis 19.9-12


- O texto que lemos conta o relato do desespero de Elias, depois de feitos inacreditáveis e de ter experimentado vários grandes milagres operados por Deus em sua vida.
- Elias viveu entre os anos 900 a.C e 820 a.C., numa época em que o país Israel estava dividido.
- Havia dois reinos: o Reino do Norte, conhecido como Israel, cuja capital era Samaria; e, o Reino do Sul, conhecido como Judá, cuja capital era Jerusalém.
- O Reino do Norte perdurou por 261 anos, sendo conquistado por Senaqueribe, imperador assírio, no ano de 722 a.C., levando todo o povo cativo para a Assíria.
- Elias profetizou no Reino do Norte, durante o reinado de Acabe que, fazendo um trocadilho, acabou com Israel.
- O rei Acabe foi muito ruim e fez tudo que o Senhor reprovava. Construiu muitos altares idólatras e instituiu o culto a outros deuses como prática recomendada em todo o reino.
- Acabe também construiu um templo ao Deus Baal e passou a adorá-lo e a consultar os seus profetas. Baal é o deus da fertilidade na mitologia acádia e suméria.
- Por vezes, Acabe foi advertido sobre a sua prática idólatra e o profeta Elias foi um desses que confrontou o rei.
- Mas, o rei Acabe era tão ignorante, que casou-se muito mal. Casou-se com Jezabel, uma mulher diabólica que influenciou negativamente o seu marido, levando-o para o buraco.
- É muito interessante ressaltar o que a bíblia diz sobre os dois tipos de mulher: Provérbios 14.1 – A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
- Jezabel era filha do rei dos sidônios, que se chamava Etbaal, que significava: lugar de Baal.
- Por causa da iniqüidade do rei e seu povo, Deus revelou a Elias que por um bom tempo não choveria na terra de Israel.
- E foi o que aconteceu! Não choveu por 3 anos na terra de Israel.
- Elias, saiu de Samaria e foi até um riacho, um braço do rio Jordão e ficou por ali um tempo. Todos os dias, de manhã e de tarde, os corvos lhe traziam pão e carne. E ele bebia a água do riacho.
- Porém, por falta de chuvas, até este riacho secou e Elias foi até uma cidade chamada Sarepta.
- Lá encontrou uma viúva que estava colhendo alguns gravetos. A fome já havia chegado até ali.
- Elias pediu um pouco de água e um pedaço de pão. Mas, a mulher respondeu que só tinha um pouco de trigo e um pouco de azeite. Ela estava ali colhendo gravetos para fizesse uma refeição com seu filho e depois morresse.
- Aquela mulher já tinha perdido as esperanças de chuvas. Faltavam-lhes comida e o que ela tinha dava somente para uma última refeição.
- Elias pede que mesmo assim, a mulher faça um bolo com o que tinha e profetizou que nunca faltaria comida na casa da viúva.
- E aconteceu mesmo! Não faltou azeite na botija e nem farinha na vasilha daquela viúva. Era o suficiente para alimentar a viúva, seu filho e o profeta Elias.
- Mas, um dia, o seu filho parou de respirar. E Elias clamou a Deus pelo filho da viúva. O filho voltou a viver depois que Elias deitou-se 3 vezes sobre o menino.
- Depois disso, Deus mandou que Elias fosse até o rei Acabe e anunciasse a chuva.
- Mas o rei havia instituído uma perseguição aos profetas de Deus. Um dos profetas chamado Obadias, que não sabemos ao certo se é o mesmo que escreveu o livro de Obadias no AT, escondeu 100 profetas em duas cavernas e os alimentava com pão e água.
- Enquanto os profetas de Deus estavam escondidos, o rei Acabe adorava a Baal e consultava os profetas de Baal.
- Elias, sabendo da perseguição, desafiou os profetas de Baal e de Aserá, sendo 450 profetas de um e 400 de outro. Além disso, muita gente foi ver o que estava para acontecer.
- Mandou que escolhessem dois novilhos e fossem preparados dois altares. Nos altares foram preparados dois sacrifícios devidamente cortados e colocados sobre a lenha, porém não foi colocado fogo.
- Elias, mandou que os 850 profetas clamassem a Baal e a Aserá para que os deuses mandassem fogo dos céus. Isso começou pela manhã e foi até o entardecer e nada aconteceu.
- Elias pediu para algumas pessoas que estavam ali para encherem 4 jarras (14 litros cada uma) de água e espalharam sobre a lenha e sobre o sacrifício. Depois pediu novamente para que isso fosse feito e de novo. Por 3 vezes o altar recebeu água de forma que molhou tudo ao redor até a vala que foi aberta ao redor do altar.
- À hora do sacrifício, Elias clamou a Deus: 18.36-37.
- Então o fogo do Senhor desceu dos céus e consumiu todo o sacrifício, a lenha e o altar.
- Todo o povo ficou maravilhado diante do que tinham visto e começaram a clamar a Deus.
- Elias mandou que todos os profetas de Baal fossem mortos e o fez.
- Após este fato, Elias anunciou a tão esperada chuva para todo o Israel.
- Mas, Jezabel não ficou nem um pouco contente quando ficou sabendo que os profetas haviam sido mortos. Por isso, mandou um mensageiro a Elias dizendo que ele pagaria com a vida dele por tudo o que aconteceu.
- Elias teve muito medo e fugiu para salvar a sua vida. Fugiu para o extremo Sul de Judá e por lá permaneceu por um tempo, orando a Deus pedindo a sua morte.

Neste contexto chegamos ao versículo lido e tiramos algumas lições sobre a trajetória de Elias:

1) Até os grandes profetas passam por depressão (19.4-8)
            Elias teve uma carreira impecável como profeta.
            Ele lutou contra as heresias, contra a prática idólatra do seu povo e profetizou contra eles.
            Buscou cumprir com os decretos de Deus na sua vida.
            Foi como um leão encarar os profetas de Baal. Encarou de frente o rei Acabe e a sua esposa Jezabel.
            Foi até as últimas conseqüências no seu confronto ao pecado do rei e do povo.
            Mas, assim como um bom e grande leão guerreiro, Elias, no fim de sua vida se recolheu. Passou por um momento de crise.
            Os leões, quando sabem que a sua hora chegou, quando estão final de sua vida, se recolhem para longe do bando, longe da família, longe dos outros leões, e ali, solitários, esperam a morte.
            Talvez ele devesse ter pensado que já havia cumprido a sua missão na terra.
            Ou, talvez, ele teve tanto medo de encarar novamente Jezabel que, agora, estava mais irada com tudo que havia acontecido.
            O fato é que Elias se recolheu e sentiu uma forte depressão, pedindo para que Deus o levasse.

            A bíblia contrasta mais uma vez com a teologia da prosperidade.
            Para a teologia da prosperidade se você está passando por alguma dificuldade é porque está em pecado. Se tem algum problema de saúde é porque tem pecado não perdoado, etc. Os pastores e líderes não podem sofrer nem passar por provações.
            Neste trecho, a bíblia relata um dos maiores profetas de Deus, passando por uma crise. De cabeça baixa, ele estava deprimido, buscando uma solução para a sua vida.
            Os pastores e líderes, muitas vezes, são os primeiros a passarem pelas provações. Sabe por quê? Porque eles estão na linha de frente da batalha. Eles estão a frente e, por isso, mais suscetíveis aos ataques do inimigo.
            Mas também, não precisa desesperar, temos que confiar... porque...

2) Deus não te abandona (19.6)
            Deus não abandonou a Elias.
            Deus viu o sofrimento do seu servo e proveu a necessidade dele naquele momento.
            Ele estava solitário, fugindo, com muito medo. Não tinha cabeça para procurar alimento para si.
            Portanto, Deus provê a necessidade de Elias, não o abandonando.
            O verso seguinte diz que com o alimento que Elias comeu ele conseguiu viajar por quarenta dias e quarenta noites. Deus não somente provê a necessidade como sustenta sobrenaturalmente.

(Dt 31.6; Hb 13.5)
Contexto de Hebreus é sobre dinheiro. De Deuteronômio é sobre todas as coisas!
Em tudo, Deus nunca te abandonará.
João 16.33 – Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.
Em nenhum momento a bíblia diz que não iremos passar por provações, mas diz que nas provações, Ele estará conosco. Ele já venceu o mundo, precisamos apenas confiar.
As aflições virão e passarão, mas precisamos crer naquele que morreu na cruz por nós.
Na próxima semana é a Páscoa. Estamos entrando na tão conhecida Semana Santa. Na sexta, lembramos a morte do nosso Senhor Jesus. No domingo, celebramos a ressurreição de Cristo. Mas, o comércio criou algo para tirar o nosso foco.
Seria um ótimo momento para lembrarmos do sacrifício redentor de Jesus Cristo, mas o que é pregado são somente Ovos de Páscoa. O consumo de chocolate enriquece a muitos nesta época.
O nosso foco deve estar naquele que não mede esforços para estar ao teu lado sempre. Independente da circunstância que você está passando, Deus está ao seu lado e nunca te deixará.

Outra lição que podemos aprender é que assim como Elias...

3) Buscamos a Deus de forma errada (19.11-12)
No desespero, Elias saiu da caverna e ficou ali esperando Deus passar.
Tudo o que acontecia, ele esperava que fosse a presença de Deus.
Na verdade ele estava atirando para todos os lados.
1) vento fortíssimo; 2) terremoto; 3) fogo.
Quando bate o desespero somos tendenciosos a buscar a presença de Deus nas coisas erradas.
Alguns buscam a saída no alcoolismo, nas drogas, no sexo desenfreado, nas fofocas, etc. Isso pode parecer longe demais para você, mas...
Outros buscam a solução para o seu desespero em outras igrejas, outros relacionamentos, outras religiões, outros empregos, etc...
Mas a presença de Deus não se encontra nesses lugares. E você pode me perguntar: Mas aonde posso encontrar Deus?
Na quietude, Deus está. A música (Eu te busco, te procuro, oh Deus/ No silêncio Tu estás...)
Deus não estava em três outras manifestações da natureza, mas estava no vento calmo.
No desespero de uma forte tribulação sobre a sua vida, talvez você não esteja conseguindo enxergar Deus. Talvez você não consiga encontrar Deus ou até ouvir a voz de Deus. Sabe por quê?
Porque você só consegue ouvir barulhos, você está desesperado.
Acalme o seu coração e espere...
- Ilustração: salva-vidas num afogamento
            Como foi para conhecer a Raquel...

Por último, mas não menos importante, podemos aprender com esta experiência de Elias que...

4) A fé é pelo ouvir, e não pelos milagres (Rm 10.17)
            Mesmo um homem com tanta intimidade com Deus, Elias teve a sua fé abalada.
            Ele poderia ter confiado, afinal, Deus provou para ele que estava o seu lado, que cuidava dele, que exterminava todos os inimigos, mandou fogo cair dos céus para queimar as ofertas, providenciou alimento através de corvos, mandando pão com carne, etc.
            Irmãos, não se enganem com as igrejas sensacionalistas que valorizam muito os milagres.
            O povo de Israel foi liberto do Egito depois de 10 pragas lançadas por Moisés ao Egito. Eles saíram do Egito e tiveram pela frente o mar, pois Deus abriu o mar para eles e atravessaram com os pés enxutos. Tiveram sede e Moisés feriu a rocha fazendo brotar água de lá.
            Mesmo depois de tantos milagres, Moisés foi falar com Deus para receber os 10 mandamentos e, o povo fez um bezerro de ouro para adorar.
            Todos os dias, nós experimentamos os milagres de Deus nas nossas vidas. A maioria de vocês já deve ter experimentado o principal milagre que foi a sua conversão.
            Na semana passada, ouvimos a Lilian falando do milagre do seu nascimento.
            E Glórias a Deus porque os milagres estão acontecendo. A cura da Valéria que fez a cirurgia e já terá alta na segunda, se Deus quiser.
            Os milagres podem até impressionar! Cair fogo do céu pode trazer um forte impacto para a sua fé, mas o que vai te firmar mesmo, de verdade, é a Palavra de Deus. (Rm 10.17)
            Deus tem duas formas de agir: o modo sobrenatural e o natural...

            Apegue-se à Deus, seja no modo sobrenatural ou pelo modo natural, pela Palavra de Deus.

Pr Paulo Pedroso.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito forte essa mensagem...

ROBSON LADEIRA disse...

Muito abençoado este estudo, obrigado Pastor Paulo por nós disponibilizá lo.