sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma vida guiada pelo Espírito de Deus

"Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas." Êxodo 40.34-38


 

Introdução

    O povo de Israel havia sido liberto da escravidão do Egito. Eles ainda não haviam chegado à tão sonhada Terra de Canaã, a Terra Prometida. Não possuíam terra alguma e ainda teriam que lutar muito para conquistar o seu lugarzinho. O povo já havia passado por diversas dificuldades ao sair do Egito. Moisés foi um grande líder ungido de Deus e foi o escolhido para guiar todo o povo em sua estadia no deserto. A nação de Israel já era grande, com aproximadamente 2 milhões de pessoas, sendo aproximadamente 600 mil homens de guerra, suas esposas, servas e servos, jovens e crianças. Sem contar os animais! Não era fácil locomover tanta gente num deserto até a Terra Prometida. Você já fez uma longa viagem de carro com crianças? Se você já fez, sabe do que estamos falando! A cada 20 ou 30 minutos é necessário fazer uma parada para fazer xixi. O tempo varia de acordo com a ansiedade da criança em relação à viagem e o local de destino. Imagine a mesma situação com todo o povo de Israel, viajando por uma longa jornada. Dá para ouvir as vozes de reclamação das crianças? Consegue ouvi-las pedindo para esperar um pouco para fazer suas necessidades fisiológicas?

    Foi assim que eles seguiram em sua jornada. Os problemas iam sendo traspassados, mas a expectativa era de que mais problemas os aguardavam mais adiante. Ao saírem do Egito, os soldados do faraó promoveram uma grande perseguição ao povo, que ficou estacionado diante de um grande obstáculo à frente deles: O Mar Vermelho. Coloque-se no lugar de Moisés e ouça os gritos de todo o povo: "Deus nos tirou da escravidão no deserto para morrermos aqui? Que Deus é esse? Preferia ter ficado lá como escravo! Pelo menos eu tinha um resto de comida todos os dias!", e mais: "Eu não pedi para estar aqui! Eu vou voltar!" Moisés, porém, teve pulso firme e orou a Deus pedindo a direção. Deus mandou que o povo marchasse em direção ao Mar. Uma ordem um tanto estranha, mas ele resolveu obedecer.

    "Deu certo! O Mar se abriu diante de nós!" Todo o povo exclamava com vozes de júbilo e corria pois sabiam que estavam sendo perseguidos pelo soldados egípcios. Enfim, conseguiram atravessar o Mar Vermelho, com seus pés secos. Quando o último israelita terminou a travessia, o caminho se fechou e os soldados egípcios foram barrados pelo Mar Vermelho.

    Depois de atravessar todo o povo de Israel pelo Mar Vermelho, o povo se estabeleceu na região de Sin, próximo ao Monte Sinai. No referido monte foi que Moisés recebeu os mandamentos e algumas ordens de Deus. Ali, Deus falou para que Moisés construísse um tabernáculo com todos os seus utensílios. O tabernáculo deveria ser construído de forma que, de acordo com a vontade de Deus, fosse desmontado e movido para outro lugar. Assim, conforme o povo de Israel caminhava no deserto, o tabernáculo era levado junto.

    Depois de instalado o tabernáculo num certo ponto, ao centro das tribos de Israel, sendo que todo o povo se instalava ao redor do tabernáculo representando uma vida centrada em Deus, uma nuvem cobriu totalmente o tabernáculo. No texto que lemos diz: "a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo." A cena cinematográfica da glória do Senhor, ali representada pela nuvem, enchendo todo o tabernáculo e tomando conta de tudo é majestosa. Todos deveriam ter ficado perplexos diante de tal magnitude. Uma manifestação grandessíssima do poder de Deus (teofania).

    Nos versículos seguintes, Moisés relata que essa mesma nuvem os guiava tanto de dia como de noite. Durante o dia, a nuvem cobria todo o povo de Israel e, durante a noite, a mesma nuvem tornava-se como uma coluna de fogo.

Por que Deus usou uma nuvem para guiá-los durante o dia e encheu a nuvem de fogo para guiá-los durante a noite?

O deserto é uma região muito, mas muito quente durante o dia e, à noite, muito fria. Durante o dia, as temperaturas naquela região podem ultrapassar os 50 graus Celsius. Assim, nada melhor do que uma nuvem para diminuir a intensidade do Sol sobre o povo escolhido de Deus. À noite, as temperaturas, naquela região, podem chegar a 10 graus Celsius negativos. É muito frio! E, nada melhor do que o fogo para esquentar todo o povo. Além disso, à noite, a região desértica é tomada por animais como lobos, hienas, coiotes, e outros animais que adorariam devorar tanta gente, um banquete. A nuvem ou coluna de fogo os protegia desses animais vorazes que habitavam a noite do deserto.

    Como Deus é maravilhoso! Ele tem muito cuidado com os seus escolhidos. Ele os protege com tanto cuidado. Vendo essa história, você consegue sentir o cuidado de Deus na sua vida?

    É importante dizer que a mesma nuvem que os protegia também guiava todo o povo no meio do deserto. Quando era da vontade de Deus, a nuvem se levantava e era o momento para o povo levantar acampamento e seguir viagem, por onde a nuvem os dirigisse. Quando a nuvem descia, era o momento de todos montarem novamente os seus acampamentos e ali ficarem por horas, dias, semanas, meses e até anos. Lembrando que o povo passou 40 anos vivendo nessas circunstâncias. E, em todo esse tempo, Deus cuidou dos seus filhos dando-lhes refeições diárias, também chamadas de Maná, as suas roupas e sandálias não se desgastavam e Deus ainda promovia as condições climáticas ideais para a sobrevivência do povo no deserto.

    Nitidamente, o Espírito de Deus os movia em todos os dias de suas vidas. Ao acordarem, eles olhavam para cima a fim de ver como a nuvem estava. Todos, em todos os dias tinham que praticar essa rotina de total dependência do Senhor em suas jornadas. Uma tarefa praticamente obrigatória, mas que lhes dava intimidade com o nosso Pai Celestial. Toda manhã, ao olharem para o tabernáculo, visualizavam se a nuvem estava baixa ou alta. Se baixa, eles deveriam permanecer por ali. Se alta, deveriam fazer as malas e se preparar para mais uma viagem.

    Atualmente, você não tem uma nuvem sobre a sua cabeça dizendo para onde você deve ir ou se deve permanecer onde está. Contudo, você tem o Espírito de Deus agindo em na sua vida e disposto a te guiar em todas as coisas.

Mas então, como ter uma vida guiada pelo Espírito de Deus?


 

1) É preciso encher-se do Espírito Santo de Deus.

    No verso 34 do capítulo 40 do livro de Êxodo, observa-se que assim que o tabernáculo foi totalmente construído, antes ser devidamente iniciado em suas atividades de culto a Deus, a nuvem do Senhor desceu sobre ele e a Sua glória tomou conta de todo o tabernáculo.

Fazendo um paralelo, sabendo que o nosso coração é a habitação do Senhor relacionada ao tabernáculo daquela época, antes de qualquer coisa, é preciso encher-se do Espírito Santo de Deus. A glória do Senhor precisa tomar conta de todo o seu coração!

    O grande rei Davi, que foi o maior rei que Israel já conheceu, só pôde assumir o seu reinado depois de ter sido ungido e recebido o Espírito de Deus. O sacerdote Samuel impôs as suas mãos sobre ele e, como representante de Deus, abençoou e ungiu Davi como rei de todo o Israel. Naquele momento, ele estava apto, não por causa de suas aptidões de guerra ou pelo senso justiça no seu coração, mas pelo poder do Espírito Santo de Deus agindo em Davi.

    Outro grande e inquestionável exemplo que podemos tomar é o de Jesus Cristo. Antes de começar o seu ministério oficialmente, visto que antes ele já pregava, Jesus foi conduzido ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. No momento do seu batismo, o Espírito de Deus desceu sobre Jesus, e só depois disso ele dedicou-se totalmente ao seu ministério de cura, evangelização, milagres e ensino da Palavra de Deus. Cheio do Espírito de Deus, ele resistiu às tentações de Satanás logo após ser batizado e conduzido ao deserto. Na ocasião, Jesus foi tentado pelo próprio Satanás em áreas que a natureza do homem fala muito alto. Nesse momento, a sua natureza divina falou mais alto. O inimigo tentou enganá-lo utilizando-se de citações bíblicas do Antigo Testamento, mas Jesus estava firme em suas convicções e o Espírito de Deus falou mais alto em seu coração. Em toda a sua vida ministerial, em todos os momentos, Jesus era guiado pelo Espírito de Deus que estava nele e que era ele.

    Assim como o tabernáculo ficou cheio da glória do Senhor, desejo que o seu coração seja cheio do Espírito Santo de Deus. Que a sua vida seja cheia do Espírito de Deus! Antes de qualquer coisa que formos pensar ou fazer, vamos buscar essa plenitude do Espírito Santo de Deus.

    No Antigo Testamento, o Espírito Santo manifestava-se em uma pessoa somente para uma missão em particular. Podemos citar o exemplo de Sansão. Você acha que a sua força estava em seus cabelos? Ou será que a sua força estava nos exercícios que ele praticava diariamente na academia? A força que Sansão possuía era o Espírito de Deus que o dava, através da sua presença inefável em seu coração. Contudo, após uma série de acontecimentos, o Espírito de Deus o deixou e ele perdeu toda a sua força.

    No Novo Testamento, o Espírito Santo age de forma contínua e abrange a vida da pessoa como um todo. Assim, quando o Espírito Santo de Deus entra no seu coração, Ele nunca mais o deixa, mesmo que você "pise na bola" com ele. Uma vez que Ele entrou na sua vida, Ele vai habitar em seu coração e nunca, jamais te deixará. Ele vai te acompanhar e vai te ajudar em todas as coisas. Existem pessoas que receberam o Espírito Santo em suas vidas, fizeram uma oração pedindo que Jesus habitasse dentro do seu coração, mas, toda vez que o pastor chama à frente aqueles que querem orar dessa forma, o indivíduo vai e ora novamente, pensando que o Espírito de Deus o abandonou por causa do seu pecado. Não! O Espírito Santo de Deus, apesar de triste por causa do pecado, ele vai continuar no seu coração.

    

2) É preciso submeter suas decisões ao Espírito Santo de Deus.

    Atualmente, e cada vez mais cedo, temos que tomar decisões difíceis em nossas vidas. Há alguns anos, uma das decisões mais difíceis que o jovem tinha que tomar era somente aos 17 ou 18 anos em que ele tinha que decidir o que fazer na faculdade e qual carreira profissional deveria seguir. Hoje, já não é bem assim! Com 14 ou 15 anos, o jovem tem que se decidir por um curso técnico ou profissionalizante que lhe ajudará na sua profissão futura. Ou seja, a decisão foi antecipada em alguns anos. Caso ele não decida nessa idade, haverá uma grande pressão imposta pela sociedade sobre este jovem e ele ficará atrasado em relação aos outros da mesma idade.

    Talvez, por imaturidade, muitas pessoas tomaram as decisões erradas em suas vidas e hoje se lamentam. Mas, lamentar somente não vai resolver o seu problema! O ideal é que você não erre mais em áreas que você errou no passado. Não cometa o mesmo erro novamente! Se, no passado, você não se submeteu a sua decisão ao Espírito de Deus, não o faça de novo.

    Irmãos, submeter as suas decisões ao Espírito Santo de Deus não é uma tarefa tão simples. Muitas e muitas vezes, vamos nos deparar com grandes incógnitas. O fato de ter o Espírito Santo de Deus em seu coração não significa que você terá mais facilidade em tomar as decisões! Significa apenas que diante das difíceis decisões, o Espírito Santo de Deus será aquela voz que te incita a tomar a decisão certa. Contudo, nós precisamos do discernimento de Deus para ouvir essa voz e reconhecê-la como sendo a voz do Espírito de Deus.

    Colossenses 3.14 nos dá uma idéia de como saber discernir a coisa certa: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração..."

    Amados, o Espírito Santo de Deus testifica daquilo que é verdade, pois ele prega a verdade e pratica a verdade respaldada na Palavra de Deus, que é a verdade. Com certeza absoluta, o Espírito Santo de Deus não falará nada que vai contra os princípios descritos na Palavra de Deus, a Bíblia. Assim, o texto de Colossenses integra-se com a ação do Espírito de Deus formando a certeza em nosso coração. A dúvida, incerteza e mentira pertencem ao diabo, nosso inimigo, que nos quer mal e só veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). Mas a paz de Cristo, essa é que nos dá a convicção de que devemos continuar no caminho certo.

    Em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é parar, orar, submeter-se ao Espírito Santo de Deus e, se Ele não operar a paz de Cristo no coração, esqueça! Não o faça! Seja o que for você estará cavando o seu próprio túmulo.

    Nós dissemos que o Espírito Santo de Deus entra na vida de uma pessoa e jamais o deixa, mas então, o que acontece com aqueles que se afastaram dos caminhos de Deus e estão praticando a iniqüidade? O Espírito de Deus ainda se move em suas vidas?

Com certeza! Aquele que um dia recebeu o Espírito Santo em seu coração ouve a voz que diz para ele tomar a decisão certa. Entretanto, ele dá mais ouvido à voz que diz para ele ir para o caminho mal, ou dá mais ouvido à vontade da carne e cede ao pecado. O que quero dizer com isso é que essas pessoas pecam conscientemente, até, às vezes, planejadamente. Sabem que estão errados! Sabem que a cada dia estão se afastando mais de Deus, porém continuam sendo levados à escuridão e trevas. Podem até não ter forças para se levantar novamente e voltar aos caminhos do Senhor, mas também não clamam. Estão mergulhados em seu orgulho que os impede de pedir ajuda e serem ajudados.

    Além disso, o Espírito Santo de Deus também diz 'não' para aquilo que vai te fazer mal ou te atrapalhar. Mas, é muito difícil para o ser humano ouvir um 'não' de qualquer pessoa que seja. Na verdade, você nunca está preparado para receber um 'não'! Você sempre espera um 'sim', por mais que você diga que espera um 'não'. Isso porque o 'não' dá a idéia de limitação e você sempre luta para obter a total liberdade em tomar suas decisões. A vontade de todo funcionário é ser chefe, pensando que não terá de prestar contas ou submeter-se a outros. Engano!

    Enfim, somos dotados de livre arbítrio e você pode fazer o que bem entender de sua vida. Aliás, a Bíblia nos diz que: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam." (1 Co 10.23). Isto significa que você tem a opção de fazer coisas que vão te fazer bem e coisas que vão te fazer mal. Depende de você! A escolha é sua! Você decide! Deus não nos criou como marionetes em suas mãos. Você pode fazer o que você quiser de sua vida, só tenha a consciência de que em tudo, em tudo mesmo, Deus te pedirá juízo. Quando estivermos diante do Pai, no dia do Grande Julgamento, Deus julgará todos os nossos atos e pedirá contas daquilo que fizemos.

    Quando estiver diante de uma decisão difícil, não corra atrás de cartomantes, necromantes, quiromantes, videntes, búzios, ciganos, horóscopo, etc. As pessoas que trabalham com esse tipo de coisa são charlatões de mão cheia. Sabem como tirar dinheiro de uma pessoa e fazem previsões generalizadas ou são guiados por espíritos malignos. Perceba que essas pessoas agem mais no final do ano com previsões para o ano seguinte baseadas em números, letras, nomes cabalísticos, pedras, medalhões, estrelas, planetas, lendas, mitologias ou até calendários. Acontece que eles não entram em acordo entre eles e acabam se contradizendo em suas previsões. Um diz que você será muito feliz nesse ano e outro diz que você terá grandes perdas, e assim continuam as blasfêmias e lorotas.

Como estamos falando de ter uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus, fuja desse tipo de coisa! Não busque respostas nisso! Deus ainda permite que você peça conselhos a pessoas mais sábias: "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." (Pv 11.14). Peça conselhos às pessoas mais sábias do que você, ou pessoas que já passaram pela experiência de sua vida, ou ainda, que já tomaram a mesma decisão que você pretende tomar. Na multidão de conselhos, quem sabe, você pode encontrar uma resposta! No entanto, submeta-se sempre ao Espírito de Deus em todas as suas decisões e você será feliz.

Enchendo-se do Espírito Santo de Deus e submetendo todas as suas decisões ao Espírito de Deus a sua vida passará a ser guiada por Ele. Isso produzirá muitos frutos responsivos.


 

3) Benefícios de uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus.

    Os benefícios de uma vida guiada totalmente pelo Espírito de Deus são bem visíveis. Eles podem ser manifestados de em todas as áreas do nosso ser. Podemos citar pelo menos oito áreas do indivíduo. (física, emocional, financeira, profissional, mental, relacional, espiritual e caráter).

a) Física: quando você for totalmente guiado pelo Espírito de Deus, ele te ajudará a tomar suas decisões em relação ao seu corpo físico. Ele te ajudará a manter uma aparência mais bonita! Isso não significa gastar milhões em roupas, sapatos ou cirurgias plásticas! Ele simplesmente te deixará mais bonito (a). Observe bem as pessoas ao seu redor e você perceberá que aqueles que são cheios do Espírito de Deus são mais bonitos. É o Espírito Santo que nos deixa assim!

b) Emocional: é comum ver pessoas que estão bem hoje e no outro dia estão no fundo do poço. Você vê a pessoa conversando, sorrindo, contando piadas, mas, no fundo, ela está com um enorme vazio dentro de si. Essas pessoas são inconstantes e não sabem se choram ou se sorriem. Entretanto, se a sua vida é guiada pelo Espírito Santo de Deus, ela será sempre constante. Ele te dará forças para suportar as adversidades. A sua vida será diferente! O Espírito Santo de Deus te fará uma pessoa sólida emocionalmente.

c) Financeira: não é certo dizer que Deus te dará todas as coisas que você pede sem você trabalhar. De braços cruzados nada acontecerá na sua vida financeira. Mas, aqueles que são cheios do Espírito de Deus e são guiados por ele tomarão decisões financeiras acertadas, os negócios irão bem, em todas as coisas, o Senhor te trará um discernimento sobrenatural para fazer o que é certo. Não obstante, Ele te abençoará sobrenaturalmente como você nunca imaginou que seria abençoado. Deus te dará recursos para a realização de sonhos e desejos do seu coração.

d) Profissional: o Espírito Santo de Deus te ajudará no seu trabalho também! Você pode estar se perguntando: "No trabalho? Como assim?" É verdade! Ele te ajudará em sua profissão. Se você for um profissional liberal, perceba que alguns clientes que virão até você serão verdadeiros milagres. Por causa da sua seriedade em que o Espírito de Deus te guiará, você será reconhecido em seu trabalho. Se for um funcionário de uma empresa, perceba que além do Espírito Santo de Deus te dar muita força, ânimo e disposição para trabalhar, Ele te ajudará a fazer a coisa certa. E, depois do reconhecimento como profissional, com certeza você será promovido em suas atividades. Tenha em mente somente que o seu chefe é Deus e você tem que dar o seu melhor para Ele. O resto, o Espírito de Deus vai operar em você!

e) Mental: essa área tem certa ligação com a área emocional, contudo é um pouco mais abrangente. Aqui, estamos falando não somente de sentimentos, mas de inteligência e raciocínio. O Espírito Santo de Deus age em nós proporcionando-nos uma inteligência sobrenatural, ou seja, que não vem de nós mesmos. Ele nos dá uma capacidade de armazenamento de informações em nosso cérebro incomparável. Além disso, Ele nos dá a capacidade de raciocínio. Ao observarmos um fato, logo teremos a formação de uma opinião em nossa mente. Formaremos uma opinião saudável proveniente do Espírito Santo de Deus.

f) Relacional: quando o Espírito de Deus age em você, os seus relacionamentos são diferentes! O marido é uma bênção dentro de casa e sua esposa tem prazer em recebê-lo de braços abertos quando ele chega do trabalho. A esposa é realmente uma mulher virtuosa e abençoa o seu lar. As amizades são diferentes e aquela roda de escarnecedores não existe mais em sua vida. Agora, a roda de escarnecedores torna-se a roda dos "esclarecedores" da Palavra de Deus. O Espírito de Deus age nos relacionamentos quebrados, restaurando-os e fortalecendo os existentes.

g) Espiritual: é a primeira área em que o Espírito de Deus age. Ele nos dá uma intimidade maior com o próprio Deus e é no nosso espírito que Ele começa a restauração. Ele nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais (Ef 1.3). Quando citamos que o Espírito de Deus é aquela voz que nos incita a fazer a coisa certa é no campo espiritual que estamos falando. E, o Espírito Santo de Deus está em constante batalha contra os espíritos malignos que tentam nos destruir e nos desviar dos caminhos corretos. Ele nos dá resistência contra as forças malignas no âmbito espiritual.

h) Caráter: o Espírito Santo de Deus se manifestará em sua vida, forjando o seu caráter, através principalmente, do fruto do Espírito Santo como está descrito em Gálatas 5.22-23: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Além desses, podemos citar a humildade, honestidade e respeito a si mesmo e ao próximo. Todos esses aspectos são formados dentro do caráter da pessoa a partir do momento que a sua vida é guiada pelo Espírito Santo de Deus.

    Você pode olhar para dentro de si mesmo agora e pensar um pouco. Esses frutos estão sendo manifestos em minha vida? Em que área eu preciso melhorar?

    Aqueles que verdadeiramente têm suas vidas guiadas pelo Espírito Santo de Deus, os que são de Cristo Jesus, esses já crucificaram a carne, com as suas paixões e vontades (Gálatas 5.24). A carne pode até ser inclinada a pecar e o desejo pecaminoso pode ser muito forte, no entanto, conscientemente e esforçadamente, você seguirá a vontade do Espírito de Deus e não a da carne.

    O versículo 25 do capítulo 5 de Gálatas continua: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." E, essa é uma chamada de atenção de todos os que dizem ter uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus e não a tem. Não é difícil de encontrar pessoas que dizem ser cristãos fervorosos e não o são. São os cristãos nominais. Se realmente você tem o Espírito Santo de Deus dentro do seu coração, você tem que viver como tal. Não adianta só dizer que é guiado por uma força superior. Essa força superior pode até ser Satanás e você está pensando que é o Espírito de Deus. Viva, como se realmente não houvesse amanhã, aproveitando cada segundo de sua vida, mostrando que você tem a sua vida guiada pelo Espírito de Deus. "Não por vanglória nem provocando inveja a outros" (Gálatas 5.26), mas pela manifestação do poder do Espírito Santo de Deus em sua vida.

    Não lhe é lícito julgar se as outras pessoas possuem suas vidas guiadas pelo Espírito de Deus ou não. A tendência humana é esta: ouvir ou ler uma palavra destas e tentar aplicar na vida da pessoa ao lado, menos na sua própria. Não faça isso! Olhe somente para você mesmo e analise se a sua vida está sendo guiada pelo Espírito de Deus. Analise se os frutos do Espírito Santo de Deus estão sendo manifestos em você.

    Romanos 8.14 diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Se você tem o orgulho de dizer para todos que é Filho de Deus, então assuma a responsabilidade dessa nomenclatura. Se você é filho de Deus como você diz, viva como um verdadeiro filho de Deus: sendo guiado e andando no Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário: