sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Eliseu faz um machado flutuar

2 Reis 6.1-7

Eliseu faz um machado flutuar


 

No texto vemos um grande milagre. O profeta Eliseu que tinha um tipo de Escola de Profetas possuía vários discípulos. Num belo dia, eles chegaram ao profeta e falaram da necessidade de ampliação de suas moradias, que era uma espécie de templo da época. Eliseu e seus discípulos vão buscar a madeira para a ampliação, mas o machado de um deles cai na água. O profeta entra em ação e opera um grande milagre através do poder de Deus em sua vida. É uma história intrigante que nos dá algumas lições. Para vermos as lições, vamos dividir o texto em três etapas:


 

1) Os discípulos dos profetas estavam preocupados com o Templo (onde moravam)

    - Não ficaram esperando as coisas caírem do céu. Eles tiveram iniciativa de trabalhar. Observaram a necessidade e foram conversar com o Homem de Deus. Assim, em nossa vida, a gente tem que orar, orar muito, mas não podemos esperar que as coisas caiam do céu. Deus só opera onde o homem não consegue operar. A iniciativa de trabalho é humana e não de Deus.

    - Fizeram um planejamento e dividiram as tarefas. Cada um era responsável por cortar e trazer uma viga de madeira. Assim, todos iriam trabalhar e não ia ficar pesado para ninguém. Eles estavam realizando o trabalho de formiguinha. Se cada membro da igreja trabalhar assim, a igreja crescerá naturalmente e não ficará pesado para ninguém. Se cada um discipular uma pessoa, no final de um tempo, teremos o dobro de membros na igreja. Se cada um colaborar com um pouco de recursos, muita coisa poderá ser construída ou feita.

    - Tiveram o acompanhamento de Eliseu. Como um grande homem de Deus, Eliseu acompanhou os seus discípulos na execução do trabalho e, ele foi requisitado. Imagino que seria de extrema importância a sua presença para efeitos de estratégias de trabalho. Hoje, a figura desse homem de Deus é o pastor da igreja. É necessário que o pastor da igreja esteja perto das suas ovelhas, acompanhando-as na medida do possível. Até mesmo nos trabalhos corriqueiros.

    - E, no versículo 4, vemos que o alvo foi atingido. Eles ficaram incubidos de uma tarefa e foram até o final. Para que a gente possa crescer, para tudo em nossa vida, é necessário que a gente termine o que começou!


 

2) O machado cai na água

    - Sem o seu principal instrumento, o trabalhador fica impossibilitado continuar. Ele lamentou muito porque o seu machado era emprestado. E logo o dele! Tantos outros poderiam ter caído... Da mesma forma, sem Deus em nossa vida, não podemos trabalhar. Sem Deus, não conseguiremos derrubar árvores, que podem ser obstáculos do dia a dia. Enfim, sem Deus a igreja não vai para frente. Tudo, sem Deus, é nada. O machado aqui, poderia representar a presença de Deus. Sem o machado, eles não poderiam continuar e, sem a presença de Deus em nossas vidas, ficamos impossibilitados de viver. Imagine o homem batendo o seu cabo do machado no tronco da árvore. O máximo que ele poderia conseguir era fazer barulho. Sem Deus, o máximo que fazemos é barulho, mas não há progresso!

    - O mundo é vazio! No mundo, observamos que os homens vivem sem Deus e, por isso, o máximo que conseguem é fazer barulho, mas não conseguem transmitir VIDA. Algo que só temos em Deus.

    - Aquele homem ficou desesperado sem o machado. É a forma de vida que está receitada para aqueles que vivem sem Deus. O desespero faz parte do dia a dia daqueles que não temem a Deus.


 

3) O discípulo mostrou aonde o machado caiu e Eliseu o faz flutuar

    - Eliseu cortou um pedaço de pau e fez o machado flutuar. Mostra que o poder de Deus estava na vida de Eliseu. Ele era um grande homem de Deus, um grande profeta. Como Grande Homem de Deus, ele operou um grande milagre, devolvendo o instrumento de trabalho daquele discípulo. Hoje, grandes homens de Deus podem operar milagres devolvendo a presença de Deus à pessoa.

    - Por que esses milagres não acontecem nos dias de hoje? Será que falta consagração? Oração? Jejum? Comunhão com Deus? Interesse pelas coisas de Deus? Creio que o milagre não deve ser a nossa preocupação! O operar o milagre não vem de nós, vem de Deus. O que nós temos que nos preocupar é em ter o machado (ter a presença de Deus em nós). Acima de qualquer milagre que venha a ser operado, deve estar o nosso desejo pela presença de Deus. Se não, até os milagres serão vazios.


 

Você sente a presença de Deus em sua vida constantemente? Ele te ajuda a vencer os obstáculos do dia a dia? Você sente que o seu trabalho está tendo frutos por causa da presença de Deus?

Adoremos a Deus pelo que Ele é! Ele pode fazer, mas antes de tudo, Ele é! (Êx 3.14)

7 comentários:

Anônimo disse...

excelente estudo....AMEM!!!!

JOARES AMORIM disse...

UMA MARAVILHOSA PALAVRA! QUE SOBRE SUA VIDA VENHAM AS MAIS RICAS BENÇÃOS DO SENHOR DEUS!

ALTER disse...

Maravilhoso estudo pra um domingo como esse de chuva que eu me preparo pra ministrar o lovor hoje a noite.Alter Pedroso.

Unknown disse...

Muito bom esse sermão.Deus continue te abençoando e de mais expiração,pastor.

Unknown disse...

Muito bom esse sermão.Deus continue te abençoando e de mais expiração,pastor.

Unknown disse...

Correcao.Deus continue te abençoando e te dando mais expiração.

kleber disse...

parabens. Aprendi muito com esse estudo