terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Chamado Levítico


Data: 13/09/2009

01- O Chamado Levítico
APRESENTAÇÃO:
Deus falou comigo esta palavra em 2002, logo depois do lançamento de nosso segundo Cd. Foi tão importante para minha vida como “Levita e Adorador” que logo acabou tornando-se uma das bases de comportamento do ministério Filhos do Homem e do ministério de Louvor da nossa igreja local.
Então vamos a Palavra:
BASE BÍBLICA:
Deuteronômio 10.08 (revista e atualizada)
No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Leví, para levar a arca da aliança do Senhor, Para estar diante do Senhor e para abençoar em seu nome até o dia de hoje.

INTRODUÇÃO:
Entendo que ADORADOR, é aquele que leva o nome de Deus a ser exaltado pelo que Ele é, com ou sem musica, utilizando quaisquer recursos que estiverem em sua mão para isso, musica, teatro, palavra, profissão, estudo, internet. E o que caracteriza este adorador e o diferencia dos “FAKES”, é sua atitude quando está a sós com Deus e quando esta perto das pessoas. Pois tem uma coisa muito interessante a respeito da adoração:
NÓS SEMPRE NOS TORNAMOS PARECIDOS COM QUELE OU AQUILO A QUE ADORAMOS.

Agora, uma outra característica interessante do adorador é o fato de que seu coração tem uma disponibilidade natural de servir, e é a aplicação desta disponibilidade, deste desejo que o diferencia de todos os outros crentes, e que o preenche com as características que realmente o levam a ser um LEVITA.
Afinal; LEVITA não é aquele que canta ou toca, LEVITA é aquele que por uma atitude de adoração, SERVE a igreja como todo e cada indivíduo, em tudo onde perceber necessidade. Levita é o servo supremo da igreja, a exemplo de Cristo.
Então se queremos ser LEVITAS na casa do Senhor, precisamos entender para que os levitas foram chamados

ESTUDO DO TEXTO:
Obs.:
Gosto deste texto na NVI pois aproxima-se um pouco mais da versão original

Deuteronômio 10.08 (Nova Versão Internacional)
Naquela ocasião o SENHOR separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança doSENHOR, para estar perante o SENHOR a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em Seu nome, como se faz ainda hoje.

No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Leví, para:
Levar a arca da aliança do Senhor,
Para estar diante do Senhor a fim de
Ministrar
Pronunciar bênçãos em seu nome até o dia de hoje.

Vemos quatro funções bem distintas e muito bem definidas por Deus, que foram aplicadas por Cristo e servem como referências para nós que queremos ser levitas na casa do Senhor. Descartam totalmente o errôneo titulo dado aos músicos das igrejas, pois temos muitos músicos e dançarinos que tocam muito bem, até animam o povo, mas em matéria de servir só servem sua própria musica, sua própria dança e seu próprio estilo.
Exemplo:
Quer um teste rápido? Peça para um musico tocar no louvor da igreja uma musica diferente do estilo que ele ou ela gostam de ouvir. Peça a um roqueiro para tocar uma musica da Cacciane, ou peça a um musico pentecostal para tocar uma musica mais agitada do David Quinlan, ou até do Oficina G3.
Pro falso LEVITA é inconcebível tocar ou dançar uma musica que não lhe agrada para servir o povo que o esta ouvindo. Ou fazer qualquer outra coisa que vá além ou contra suas atividades delegadas e seu estilo de trabalho.

DESENVOVIMENTO:
Das quatro funções do chamado levitico:

1- Levar a arca da Aliança do Senhor
Levar a “Arca da Aliança” nos fala de manter a presença de Deus sobre os ombros, fala de homens e mulheres que sentem o peso da glória e pagam o preço de serem separados para isto. Então a primeira função do “LEVITA MODERNO” gira em torno de atrair a presença de Deus sobre a sua própria vida e mantê-la ali, pagando o preço de jejum, vida de oração e santidade.
Levar a arca quer dizer também que quando as pessoas estiverem precisando de Deus saberão que na sua vida poderão encontrar. Lembrando que o peso da arca deve estar nos nossos ombros e não sobre “carros de boi”, coisas construidas por mãos humanas.
2- Estar diante do Senhor
Estar diante do Senhor nos fala do foco primário da nossa ministração, da nossa vida como ministros. Antes de ministrar, antes de abençoar Deus prioriza o levarmos a sua presença e o estarmos diante DEle.
Estar diante dele é viver em sua presença, ministrar o coração de Deus em nossa adoração particular, é mesmo servindo a homens entendermos e sentirmos que estamos servindo a Deus. Sendo assim nossa dedicação dentro de nosso quarto no momento em particular com Deus não pode ser menor do que nossa dedicação quando as pessoas estão nos vendo ministrar. Ex; Músicos que gastam tempo, não compondo ou estudando, mas tocando para Deus, dançarinos que vestem suas roupas e dançam para Deus no particular, homens e mulheres que buscam adora-lo a sós apenas com uma motivação; ministrar o coração de Deus.
3- ...a fim de ministrar
Ministrar na essência da palavra, é derramar sobre outra pessoa o que foi derramado sobre você. A uma tradução da bíblia que usa a palavra SERVIR no lugar da palavra MINISTRAR. Aí percebo a base para tocarmos bem, para limparmos o salão da igreja, crescermos em fazer melhor o que fomos chamados para fazer, com a motivação divina de servirmos a Deus e a igreja de Cristo com o melhor de nosso tempo, recursos e habilidades.
Isto responde aqueles que fazem as coisas de Deus relaxadamente, não por falta de recurso ou habilidade, mas por falta de amor a obra, ministram sem estar na presença de Deus, então não tem um compromisso com a separação nem com a qualidade do que estão fazendo para Deus.
4- Proclamar bênçãos em SEU nome...
Primeiramente, sabemos que não pode sair água limpa e água suja da mesma fonte, então percebemos aqueles que legitimamente, e não apenas por titulo, aceitam o CHAMADO LEVÍTICO, por sua linguagem e formas de expressar. Um verdadeiro levita sempre tem uma linguagem de gratidão a Deus, de benção e de paz, são apaziguadores e não chegados a discussões e polemicas, amam mais as pessoas do que sua razão. Trazem paz e santidade no falar, no olhar, e em seu comportamento.

1- LEVAR A ARCA
2- ESTAR PERANTE O SENHOR
3- MINISTRAR
4- PROCLAMAR BENÇÃOS
As quatro primeiras funções do chamado levítico.

Ao lermos o capítulo nove e o capítulo dez(10) de Deuteronômio, ou a mesma historia contada em Êxodo capitulo trinta e dois(32), percebemos que antes de receberem o chamado para serem a tribo separada para servir no templo, os Levitas responderam ao chamado de Moisés para ir contra todos aqueles que tinha adorado o bezerro de ouro, ou seja, os Levitas decidiram separar-se até dos próprios irmãos se fossem contra a santidade de Deus.
Então entendo que um LEVITA MODERNO precisa defender na sua vida a santidade e a separação de tudo aquilo que pode ser considerado um bezerro de ouro, toda e qualquer coisa que o afasta da presença de Deus, e o atrai ao pecado, tudo aquilo que denota saudades do Egito.
Vamos viver fora do mundo? Não, não vamos, Jesus não nos chamou assim.

Vamos viver no lugar onde Deus nos colocou, usando TODOS os nossos recursos detalento, tempo, finanças, emoções, ou seja, todo nosso OURO, para construir o tabernáculo para que a presença de Deus venha sobre o nosso arraial, e não deixar uma grama sequer, do ouro que Deus nos permitiu ajuntar na saida do Egito e em nossa caminhada para terra prometida, para construir BEZERROS DE OURO.

Então, você quer aceitar o chamado levítico?
Use seu OURO para construir tabernáculos para Deus e não deuses para você.
Aceite o chamado levitico pelo que ele é, e não por pelo status que ele pode dar
CUMPRA O CHAMADO QUE DEUS DEU AOS LEVITAS

1- LEVAR A ARCA
2- ESTAR PERANTE O SENHOR
3- MINISTRAR
4- PROCLAMAR BENÇÃOS

A quem interessar possa...

...E TENHO DITO...

Pr Cris Batiston

Um comentário:

Unknown disse...

Que estudomaravilhoso, creio mesmo que o que estamos vivendo no meio evangélico, ou melhor, no meio "levitas",é uma falta de sensibilidade ao Espírito Santo. Muitos que se dizem serlevita,não vivem e nem sabem da metade do que é ser um Levita. Deus te abençoe sempre.