terça-feira, 27 de outubro de 2009

Daniel recebe a revelação das profecias escatológicas (Daniel 9.25-27)


Vamos continuar vendo as profecias e a revelação delas no livro de Daniel. Mas, antes, vamos falar sobre os anjos. Existem, basicamente, alguns nomes dados aos anjos que variam de acordo com a sua função ou característica. Não vamos nos aprofundar nisso, contudo vou citá-los. Os anjos citados na bíblia são: Querubins, Serafins, Gabriel, Anjo do Senhor e o Arcanjo Miguel. Algumas características que podem ser aplicadas a todos: 1) os anjos são seres espirituais; 2) embora sejam dotados de próprio entendimento, recebem ordens para a execução de um trabalho; 3) os anjos trabalham debaixo da vontade de Deus e com a Sua permissão somente; 4) apesar de terem funções bélicas, eles não lutam por uma pessoa em particular, mas por toda a nação (Israel espiritual); 5) não devemos adorá-los ou pedir algo a eles, pois eles só agem através de Deus (recebem ordens de Deus). É claro que estamos falando sobre os anjos de Deus. Os anjos maus são chamados demônios e aprenderemos numa outra oportunidade.
Continuando no estudo do texto, vemos que o anjo Gabriel dá a Daniel a revelação de alguns acontecimentos de um futuro próximo ao dele. Esses mesmo acontecimentos, hão de se cumprir novamente aproximando ainda mais a vinda do nosso Salvador Jesus Cristo.
Será dada a ordem para a reconstrução da cidade de Jerusalém, tanto das muralhas quanto do templo. Tudo reconstruído duraria o tempo de 434 anos (62 semanas na bíblia), mas seria um tempo de sofrimento. Depois desse tempo, viria o Líder Escolhido por Deus. Ele acabaria com os sacrifícios e oferta de cereais no templo em três anos e meio de acordo. Depois disso, “O Grande Terror” seria colocado num lugar acima do templo para dominar com grande poder, até que chegue o momento designado por Deus.
As profecias que foram citadas já aconteceram, contudo ainda vão acontecer na segunda vinda de Cristo à terra. O Líder Escolhido por Deus é Jesus Cristo que cessou o sacrifício no templo derramando Seu preciosíssimo sangue na cruz. E isso aconteceu pelos nossos pecados! Ele pagou o preço de morte em nosso lugar! Era para ser eu e você, mas Ele tomou o nosso lugar.
Amado, esse é o momento de crer na inerrância da Bíblia como sendo uma Fonte de Deus para a nossa vida. Muito antes de Jesus Cristo nascer, isso foi profetizado a Adão e Eva, aos profetas, e a Daniel agora. A bíblia é cristocêntrica! Mas e a sua vida? É cristocêntrica também? Em qual posição Jesus Cristo está na sua lista de prioridades?
Pr. Paulo Pedroso.

Nenhum comentário: