segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Daniel ora pelo seu povo (Daniel 9.1-24)


Passado um tempo depois das últimas visões de Daniel, no reinado de Dario, filho de Xerxes, da Média, Daniel estava estudando as escrituras sagradas, mais precisamente o livro de Jeremias. Quando o jovem Daniel chegou na parte em que Jeremias fala que o castigo de Israel duraria 70 anos, ele começou a contar os anos e refletir sobre o pecado do seu povo. Fazendo essa reflexão, Daniel orou por seu povo.
Ao orar, Daniel não se excluiu da oração, mas incluiu-se como parte do povo pecador. Assim, ele assumiu o pecado do povo como para si e clamou por misericórdia de Deus. Na confissão de Daniel constava pecados como adoração a ídolos, rebeldia e não cumprimento da lei que Deus através de Moisés. Por causa disso, o povo estava passando por aquele duro castigo que era o exílio. O povo de Israel não somente cumpria com o exílio mas trabalhava de escravo para a Babilônia, aumentando ainda mais o sofrimento e a angústia de todos.
Vemos um belo exemplo de vida desse grande jovem, Daniel. Ele ora pelo seu povo assumindo a culpa e clamando pela misericórdia de Deus. Ele tinha amor pelo seu povo. Era a nação dele, ele não podia ficar parado esperando que as coisas acontecessem por si somente. Ele fez a sua parte: orou. Daniel nos ensina a orar pelo nosso povo, nossa raça, nossa nação. Quantas vezes você já orou pelo povo brasileiro? Quantas vezes você já orou pelos governantes brasileiros? Raras são as vezes em que a igreja se levanta para orar por esses motivos. Pessoalmente, todos estão mais preocupados com a bênção da sua vida e esquecem que a nossa nação também precisa de oração. E precisa de muita oração! Não estamos tão longe do povo de Israel na época de Daniel. A idolatria e o pecado é maior hoje do que nunca antes.
Enquanto Daniel estava orando, o anjo Gabriel lhe apareceu novamente em visão, colocando-se ao seu lado. O anjo comunicou a Daniel que Deus ouviu as suas orações e atenderia os seus pedidos, mas explicou que o castigo do povo de Israel duraria por toda a eternidade, enquanto durasse o pecado e a rebeldia. Contudo, se o povo de Deus se convertesse, eles receberiam: 1) perdão dos pecados; 2) justiça eterna de Deus; 3) cumprimento das profecias; 4) o novo templo seria inaugurado (purificação pessoal).
Por causa do amor de Deus para com Daniel, foi-lhe dado o entendimento de mais fatos que viriam a acontecer, nos tempos posteriores a Daniel e nos tempos atuais. Agora, vem as profecias de duplo-cumprimento, ou seja, já se cumpriram e vão se cumprir novamente. Veremos isso no próximo estudo!
Pr. Paulo Pedroso.

Um comentário:

Unknown disse...

Que benção vc é na mão de Deus