quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Deus livra os companheiros de Daniel da fornalha de fogo (Daniel 3.1-30)



A Babilônia era um reino muito idólatra. O rei Nabucodonosor mandou construir uma estátua de ouro com aproximadamente 30 metros de altura por três metros de largura. Era uma estátua muito grande! Ainda decretou que todos deviam ser curvar diante da estátua, reverenciando-a. A ordem foi dada, e todas as pessoas tinham que se prostrar diante da estátua. Contudo, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram diante da estátua. Alguns dedo-duros viram e contaram ao rei que ficou iradíssimo. Chamando-os perguntou se era verdade o que acontecera e lhes deu uma segunda chance de se curvarem diante da estátua. Mas com muita coragem, os três amigos confrontaram o rei e se recusaram a se curvarem.
O rei, muito irado, mandou que se acendesse a fornalha sete vezes mais forte do que o de costume e mandou que jogasse os três na fornalha. Aconteceu que até os que levavam os três foram queimados pelo forte fogo, mas com os três amigos, nada aconteceu. Nem sequer ficaram com cheiro de queimado. E, ainda por cima, o rei viu uma quarta pessoa, que seria um anjo de Deus, dentro da fornalha que andava sobre o fogo junto com os três amigos e nada lhes acontecia.
Então, eles saíram da fornalha, são e salvos. Vendo o rei tudo aquilo acreditou em Deus, o Senhor, e bendisse-O acima de todos os deuses que ele adorara anteriormente. Depois de ter adorado ao Senhor, ainda presenteou a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego com muitas riquezas de seu reino e decretou que, qualquer pessoa que blasfemasse contra Deus seria morto, espedaçado e sua casa seria derrubada e feita de entulho.
Aprendemos com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que precisamos ter coragem para enfrentar as perseguições. Muitas vezes, vamos ser persuadidos a adorar outros deuses, mas precisamos nos manter firmes na adoração ao Senhor somente. Os três amigos foram livrados da fornalha pela poderosa mão de Deus, que os protegeu daquele fogo. Assim, se permanecermos firmes com Deus, Ele nos protegerá e nos guardará de toda a malvadeza que nos cerca. E, ainda por cima, vemos que os três amigos receberam grandes riquezas do reino da Babilônia. É Deus honrando os três por terem se mantido firmes diante das circunstâncias mais complicadas. Aprendamos e sigamos esses belos exemplos de como devemos viver a nossa vida cristã em meio a um mundo tal mau.
Pr. Paulo Pedroso.

Nenhum comentário: