quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Decisão firme de Daniel (Daniel 1.1-20)



Era tempo de escravidão em Israel. O povo havia sido levado cativo pelo rei da Babilônia Nabucodonosor. Junto com Israel, o rei levou alguns utensílios do templo para colocar em seus templos idólatras dedicados a outros deuses.
O rei buscava no meio dos israelitas jovens que poderiam assistí-lo nas tarefas do palácio, por isso, mandou que Aspenaz, chefe dos eunucos, buscasse jovens com as seguintes características: linhagem real ou nobre, jovem sem defeito, boa aparência, instruído em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e competentes para assistir no palácio e ensinar a cultura e lingua dos caldeus.
Com esses requisitos, não era qualquer jovem que poderia participar dessa seleção, mas dentre os escolhidos estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias que, mais tarde receberam os nomes de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respectivamente.
Esses jovens foram convidados pelo rei a viverem em grande luxo e comerem das iguarias do rei e tomarem do mais fino vinho. Mas, no versículo 8, mostra que Daniel decidiu não render-se às iguarias do rei e manter uma dieta mais saudável a base de legumes. Ele desafiou o chefe dos cozinheiros por 10 dias. Depois desse tempo, Daniel e seus amigos foram achados mais fortes do que os outros. Passado o tempo de treinamento, o rei fez alguns testes e Daniel e seus amigos foram 10 vezes melhor do que os outros. Eles assumiram as consequências de sua decisão e Deus os abençoou dando-os inteligência e sabedoria. A Daniel, Deus abençoou mais ainda, dando a ele o dom de inteligência de visões e sonhos.
Daniel nos ensina que quando tomamos decisões que nos aproximam de Deus, Ele nos guarda de todo o mal e nos abençoa abundatemente. Tome uma decisão de agradar a Deus e fazer a Sua vontade e toda sorte de bênçãos alcançarão a sua vida e a de todos ao seu redor. Hoje é tempo de decisão! A hora é agora, não deixe para depois.
Pr. Paulo Pedroso.

Nenhum comentário: