domingo, 27 de setembro de 2009

Daniel revela o mistério das inscrições na parede (Daniel 5.1-31)



O livro de Daniel contém histórias de tirar o fôlego. É um mistério atrás de outro e o jovem Daniel estava envolvido em tudo o que estava acontecendo. Dessa vez, o rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, estava oferecendo uma grande festa com muitos convidados. Durante a festa, o rei em exercício, Belsazar manda os seus servos lhe trazerem as taças de ouro e prata que eram do templo de Jerusalém e que seu pai, Nabucodonosor, tirou do templo no tempo em que levou todo Israel cativo para a Babilônia. Depois de ter bebido muito, o rei embriagado e seus convidados passaram a tomar vinho nas taças que foram dedicadas a Deus.
A festa continuava em tons de alegria, até que um fato deixou todos entrigados. Enquanto bebiam, uma mão apareceu e escreveu uma frase na parede. As palavras não faziam muito sentido, por isso os sábios, magos e advinhos foram convocados novamente para tentar explicar o que estava escrito na parede. O rei até ofereceu poder e riquezas ao que desvendasse o mistério. Depois das tentativas frustradas dos advinhos de revelar o que as inscrições diziam, Daniel, mais uma vez, foi chamado.
Daniel foi logo explicando o que estava escrito e pediu para que o rei não o presenteasse, ou até que presenteasse outra pessoa. Estava assim escrito na parede: “Mene Mene Tequel Parsim”. Aquilo significava que o reino da Babilônia seria extinguido e entre aos medos e persas pois o tempo de arrependimento já havia terminado.
O insistiu para que Daniel fosse honrado por ter interpretado o que estava escrito na parede e, naquela mesma noite, o reino foi entregue aos medos e aos persas, antes que a festa terminasse.
Podemos aprender com a história de hoje que quando cometemos erros ou pecados, certamente sofreremos as consequências. No caso da Babilônia, por causa da ira de Deus, as consequências foram imediatas, o reino foi extinguido e o rei Belsazar foi morto. Vemos que não é certo brincar com as coisas consagradas a Deus, pois a ira de Deus se ascendeu mais ainda quando Ele viu o rei e seus convidados tomando vinho nas taças consagradas.
O rei Belsazar até tentou fugir dos problemas se embriagando, como muitas pessoas fazem. Não adianta tentar fugir com a bebida, porque será um problema a mais para se resolver. É tempo de arrependimento! Jesus Cristo vem sem demora...
Pr. Paulo Pedroso.

Nenhum comentário: