quinta-feira, 11 de setembro de 2008

As características de uma conversão genuína!

O exemplo de vida cristã da igreja de Tessalônica
I Ts 1.05-10

“5 porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavras, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. 6 De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. 7 Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. 8 Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda a parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, 9 pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.”

Estamos entrando no quarto estudo do livro de I Tessalonicenses. Na primeira semana, vimos uma breve introdução ao livro. Fizemos uma ligação com o texto de Atos 17, onde Lucas relatou alguns fatos que aconteceram na cidade durante a estadia de Paulo e sua equipe missionária.
A carta aos tessalonicenses é iniciada com os cumprimentos de Paulo, Silas (Silvano) e Timóteo à igreja. Depois, Paulo já começa a agradecer a Deus pela vida dos tessalonicenses. Por serem um povo que demonstra:
1) O trabalho que resulta da fé. Era uma igreja que possuía obras, e não somente fé. Eles criam em Jesus Cristo mas trabalhavam em prol dos necessitados. Era uma igreja que fazia muitas obras sociais. Era uma igreja que ajudava muito os irmãos. Será que nossa fé em nosso Senhor Jesus tem revertido em ações? Será que temos uma fé dinâmica ou estática? Será que nossa fé é praticante ou apenas conversa fiada?
2) O esforço motivado pelo amor. Era uma igreja motivada pelo amor. Eles praticavam o amor a Deus, acima de todas as coisas e o amor aos irmãos. A motivação para fazer os trabalhos sociais e para o serviço na igreja não era egoísta. A motivação principal para eles era o amor a Deus. Eles faziam de tudo pois amavam os seus irmãos também. O seu serviço dentro da igreja está com motivações corretas? Qual tem sido a sua motivação de servir a Deus? Qual tem sido a sua motivação de ajudar outras pessoas? De ajudar o seu irmão?
3) E a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Eles tinham muita fé na volta do Senhor Jesus Cristo. Por isso, não deixavam que fatores externos influenciassem suas vidas de fé. Eles continuavam perseverantes na fé. Continuavam sempre firmes, apesar das tribulações que passavam. As tribulações vinham, mas eles estavam com as suas estruturas bem firmes no Senhor. Não se abalavam facilmente. Como tem sido a sua vida de fé? A sua fé se abala por qualquer coisinha que acontece? Por algum desentendimento com um amigo, a sua fé é abalada? Se vierem novas doutrinas hereges, a sua fé fica abalada?
No versículo 4, Paulo dá uma palavra de encorajamento à igreja. Ele diz que Deus havia escolhido a igreja de Tessalônica. Mateus 22.14 diz: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.”. É um privilégio muito grande ser uma escolhida de Deus. Deus chama muitas pessoas, mas poucas são escolhidas. A igreja deve ter ficado muito contente em receber essa palavra. Deve ter dado um novo ânimo para a igreja. As pessoas deviam ter ficado comentando entre elas das responsabilidades e dos direitos de serem escolhidas de Deus. Paulo também diz que os irmãos de Tessalônica são amados de Deus. Isso é muito legal. É muito bom saber que uma pessoa gosta de você. Imagine saber que uma pessoa te ama! Imagine saber que você é um escolhido de Deus e ainda amado por Ele. A igreja que, apesar de passar por tribulações, por perseguições, era muito querida de Deus. Era uma igreja amada por Deus. Era uma igreja escolhida de Deus. Tanto vemos isso que Paulo dá os motivos da escolha e do amor de Deus para com a igreja de Tessalônica.
Hoje, vamos ver algumas características de uma verdadeira conversão, demonstrada através do testemunho dado pelos irmãos crentes de Tessalônica.

Uma verdadeira conversão....

Paulo diz, no versículo 5, que o evangelho chegou aos tessalonicenses “não somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção”. Isso significa que não foram apenas as palavras de Paulo que fizeram com que aquelas pessoas se convertessem. Aliás, as palavras de Paulo, sem o poder do Espírito Santo, não seriam nada. Nossas palavras, sem o poder do Espírito Santo, não são nada. São apenas palavras jogadas ao vento. As nossas palavras saem de nossa boca e logo somem no vento. Mas as essas mesmas palavras, ditas com o poder do Espírito Santo, essas serão eficazes. É porque tem o poder do Espírito Santo. Foi o Espírito Santo que fez a obra no coração dos ouvintes da cidade de Tessalônica. Foi o Espírito Santo que tocou no coração deles para que eles se convertessem. Eles se converteram e aquilo que estava sendo pregado, Jesus Cristo, tornou-se verdade para eles. Eles saíram da iniqüidade e dos maus caminhos e passaram a ter uma nova verdade, uma nova convicção para a vida deles. É obra do Espírito Santo. Mas, pelas nossas forças, não conseguiremos transformar nossas atitudes. Pergunte a um fumante quantas vezes ele já tentou parar. Pergunte a um alcoólatra quantas vezes ele já deixou a bebida. Pergunte a um viciado em drogas.
Certa vez, eu estava numa lanchonete e um homem veio me pedir dinheiro. Tinha poucas moedas no bolso. As tirei e, enquanto colocava na mão dele, perguntei o que ele ia fazer com o dinheiro. Ele confessou que era para sustentar o seu vício. Então começou a me contar que por várias vezes já tentou parar e nunca conseguiu. Disse que já ficou na porta da igreja, mas nunca teve força de entrar. Ele estava tentando pelas suas próprias forças. Ele não pediu a ajuda do Espírito Santo. Ele queria mudar por si somente.
Um dos cinco pontos do calvinismo, um conjunto de doutrina da nossa igreja, diz que o homem é totalmente depravado. Santo Agostinho já dizia que o homem por si somente não tem forças para buscar a Deus. O homem está morto em seus delitos e pecados.
Os crentes da igreja de Tessalônica vivam como verdadeiros convertidos. Eles viviam uma conversão genuína. Uma conversão onde teve a ação do Espírito Santo. Somente esta é uma conversão genuína. Tanto que eles se tornaram conhecidos em toda a região. O motivos pelo qual se tornaram conhecidos não foi somente pela alegria em receber a Palavra do Senhor. Mas também pela fé que eles possuíam. A notícia deve ter se espalhado com muita rapidez. Os ‘jornais’ da época devem ter noticiado os milagres que estavam acontecendo naquela igreja. Tamanha era a fé dos tessalonicenses! Eles estavam vivendo o poder do Espírito Santo. Muitos milagres estavam acontecendo no meio deles. Todos ficaram sabendo logo e, quando Timóteo deu essa notícia para Paulo, ele ficou muito contente. Tanto que disse no final do versículo 8 que “não temos a necessidade de dizer mais nada sobre isso”. Os trabalhos resultantes da fé que os tessalonicenses tinham, se tornaram conhecidos em toda a região. Isso deve ser um exemplo a ser seguido pelas igrejas atuais. A nossa igreja é conhecida na comunidade como uma igreja que vive o poder do Espírito Santo? Temos experimentado o poder do Espírito Santo? Os milagres têm acontecido em nosso meio? O maior milagre impulsionado pelo Espírito Santo é a conversão de um perdido. Muitas pessoas estão tendo as suas vidas transformadas pelo poder do Espírito Santo? Estamos tendo muitos convertidos?

Uma verdadeira conversão....

O objeto de nossa crença é a Palavra de Deus. Nós cremos no evangelho de Jesus Cristo porque está escrito na Palavra de Deus. Está escrito em nossa Bíblia e por isso nós acreditamos. A nossa fé deve estar baseada na Palavra de Deus. Existem outros livros que não são a Palavra de Deus e que estão confundindo as pessoas pelo mundo. Esses livros são tidos como livros sagrados para tal religião ou seita. Os mórmons, por exemplo, utilizam a bíblia, mas a fé deles está baseada no livro de John Smith. Uma conversão verdadeira é baseada naquilo que Deus disse e não no que outras pessoas dizem. As palavras do homem, logo passam. Mas a Palavra de Deus, esta, nunca passará. Hb 4:12 (Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.) Você acredita que a Palavra de Deus é a verdade que vai libertar a sua vida das cadeias do pecado? Jo 8.31,32 (Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará"). Você quer receber a libertação? Então creia na Palavra do Senhor. Só ela pode nos trazer a libertação. Só o evangelho de Jesus Cristo, que está escrito na Palavra de Deus, pode nos trazer a salvação! Os tessalonicenses receberam a Palavra do Senhor como verdade para eles. Genuinamente eles se converteram por causa da Palavra de Deus.

Uma verdadeira conversão....

Como conseqüência da ação do Espírito Santo e da nossa fé na Palavra do Senhor, produzimos frutos.
1) Há algumas de nossas atitudes que são transformadas. A conversão verdadeira traz uma mudança de atitude. Mudamos a nossa atitude em relação ao pecado.
2) Também como conseqüência, frutos são produzidos em nossas ações. Uma verdadeira conversão mostra uma mudança nas ações de uma pessoa. Se falava palavrões, depois de converter-se, não fala mais. Se praticava imoralidade sexual, não pratica mais. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado. Deus é tão Santo que não permite que o pecado chegue perto dEle. Por isso, o pecado não deve fazer parte da vida do convertido. As suas ações devem condizer com o que ele crê. As suas ações devem refletir a imagem de Jesus Cristo. Se o Espírito Santo habita realmente dentro do nosso coração, as nossas ações devem mostrar isso. É impossível agradar a Deus com más ações. Ou estamos agradando a Deus, ou a Satanás. Será que você tem demonstrado com suas ações que você possui Jesus Cristo em seu coração? Será que ao olhar para nós, uma pessoa que não nos conhece, vê a imagem de Cristo? Ou vê atitudes e ações que nos condenam? Se Cristo estivesse no seu lugar, o que Ele faria? É uma pergunta que devemos fazer em todos os momentos de nossas vidas. Qual seria a ação de Cristo se passasse pelo que estou passando agora?
3) Outro fruto que a ação do Espírito Santo demonstrada através de uma conversão genuína é a imitação a Cristo. Podemos ver essa imitação no versículo 6 do texto de hoje. Os tessalonicenses tinham consciência de que era muito importante mostrar, através de suas ações, que eram crentes no Senhor Jesus. Paulo já havia dado alguns exemplos práticos de como eles deveriam proceder, no pouco tempo que ele permaneceu na cidade ensinando-os. Paulo, em I Co 11.1 diz: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. Será que você tem coragem de dizer isso? Você tem sido um imitador fiel de Jesus Cristo? Imitador a ponto de ser bom exemplo para outros irmãos?
4) No versículo 7, Paulo usa um outro termo para caracterizar os tessalonicenses. Ele diz que a igreja tornou-se modelo para todos os crentes. Tornou-se um exemplo para outras pessoas. Tal foi a forma que eles tornaram-se modelos que a fama deles se espalharam por toda a Macedônia e Acaia. Todos os crentes tinham um desejo santo (para não falar inveja) de ser como eles.
Você pode dizer que serve de exemplo para outras pessoas? A sua conduta é exemplar de modo que outros querem te imitar? Ou suas ações são detestáveis que ninguém olha para você com vontade de te imitar? Nosso padrão exemplar deve ser Jesus Cristo. Nós devemos imitar a Jesus Cristo. E, assim, outras pessoas vão ver que você está imitando a Cristo e vão querer imitar a você, imitando a Cristo. Vamos ser padrões de imitação a Cristo! Vamos ser padrões de boa conduta para outras pessoas! As pessoas devem sentir-se com vontade de imitar-nos! Por quê? Porque imitamos a Cristo!
5) Os tessalonicenses deixaram um exemplo de como eles se voltaram para Deus. Eles receberam a palavra do Senhor com grande alegria que vem do Espírito Santo. Além disso, deixaram as práticas idólatras a fim de servir somente ao Deus vivo e verdadeiro. Deixaram de adorar outros deuses e imagens de escultura. Não dá para servir a dois senhores (Mt 6.24). É impossível agradar a Deus e agradar a outros deuses. Sempre desprezará um para dar atenção ao outro. Assim, podemos dizer que nosso Deus é exclusivista e não divide a glória dEle com ninguém.
Esse é um exemplo dos frutos produzidos através da verdadeira conversão. As ações dos tessalonicenses foram transformadas. Estavam mostrando claramente a sua conversão. Eles deixaram de adorar outros deuses para adorar a Deus.
O objetivo principal de eles terem deixado a idolatria foi a adoração ao nosso Deus. Quando nos achegamos na presença de Deus, não podemos carregar os pecados conosco. Em Atos 19.19, quando Paulo estava em Atenas, os bruxos e feiticeiros traziam os seus objetos “mágicos” para serem queimados em praça pública. Primeiro, eles não podiam continuar com as coisas que faziam eles pecarem dentro de suas casas. Segundo, eles estavam fazendo isso publicamente para que todos vissem e cobrassem depois.
Nós precisamos nos livrar de tudo que nos acorrenta ao pecado para adorarmos verdadeiramente ao nosso Deus. Precisamos nos livrar da idolatria. Tudo que colocamos em primeiro lugar em nossas vidas, que não seja Deus, é idolatria. É pecado e precisamos nos retratar. Precisamos de uma mudança de atitude. Tudo que desagrada a Deus e atrapalha nosso relacionamento com Deus deve ser retirado de nossas vidas. Conheço crentes que possuem revistas e DVD’s pornográficos dentro de casa. Irmãos, não façam isso! Você está criando e alimentando um demônio dentro de sua própria casa. Livre-se de tudo que te afasta de Deus. Se for preciso, faremos uma fogueira aqui na frente da igreja, só para queimar tudo que te afasta de Deus.
Uma conversão genuína é demonstrada através de nossas ações. Precisamos deixar tudo que faz com que pequemos. Deixemos a idolatria para adorar verdadeiramente nosso Deus!

Nenhum comentário: