domingo, 24 de julho de 2016

A necessidade do Novo Nascimento

A necessidade do Novo nascimento

“Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
João 3.1-8

            O capítulo 3 do Evangelho de João registra um diálogo interessante entre Jesus e Nicodemos. Este, fora confrontado por Jesus acerca na necessidade de se experimentar o Novo Nascimento. Talvez, um conceito um pouco difícil de ser entendido, mas nada novo para os judeus. Embora as Escrituras judaicas já tenham abordado o tema, Nicodemos se dá por desentendido, buscando uma aproximação maior em relação ao seu futuro Mestre e querendo entender um pouco mais do pensamento de Jesus.
            Nicodemos era um homem importante na sua época. Um homem rico. Provavelmente, um membro do Sinédrio (órgão jurídico dos judeus) e fariseu. Os fariseus tinham por característica uma forte ênfase na prática das Escrituras Sagradas do Antigo Testamento (Lei e os Profetas). Nicodemos era um profundo conhecedor da Palavra de Deus e, por isso, é confrontado por Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende estas coisas?”.
            O fato é que Nicodemos encontrou-se com Jesus na calada da noite. Ele não queria constranger os outros judeus. Este homem, mais tarde, ficou conhecido por ser um discípulo secreto de Jesus, continuando nas suas funções judaicas, mas seguindo os ensinamentos do seu Mestre. O nome de Nicodemos é citado novamente nos relatos bíblicos quando este ajuda José de Arimateia nos preparativos para o sepultamento de Jesus Cristo. Nicodemos, em seu diálogo com Jesus revela o caráter divino do Senhor e capaz de realizar muitos milagres.
            O diálogo entre os dois, Nicodemos e Jesus, mostra-nos algumas verdades sobre Novo Nascimento. Jesus enfatiza a necessidade de passar pelo Novo Nascimento.

1) O que é o Novo Nascimento?

            A pergunta ingênua de Nicodemos a Jesus: “Pode o homem voltar ao ventre de sua mãe sendo velho?” conduz o diálogo e a explanação sobre o que vem a ser o Novo Nascimento. E, na resposta, vemos que a primeira questão a ser observada é que o Novo Nascimento não é algo carnal, que deve ser visto com olhos humanos. Não é voltar para o ventre materno. O Novo Nascimento não está ligado ao físico. Em vez disso, o Novo Nascimento deve ser observado com olhos espirituais, pois é algo espiritual. O que é nascido da carne só observa as coisas carnais. A carne é o que somos por natureza. Refere-se à nossa condição humana. Quando nascemos pela primeira vez, somos apenas carne. Essa condição humana natural, conforme a sentimos, é espiritualmente sem vida. Não nascemos espiritualmente com um coração que ama a Deus. Nascemos espiritualmente mortos.
            A questão é que um morto não consegue enxergar nada! A ordem de Jesus é “... deixem que os mortos sepultem os seus próprios mortos...” (Lucas 9.60). Na parábola do Filho Pródigo, Jesus representa isso através da afirmação do pai “... este meu filhos estava morto e voltou à vida...” (Lucas 15.24).
            Jesus vê a humanidade dividida em duas partes bem distintas: os que nascem uma só vez – “nascidos da carne”, “os [espiritualmente] mortos” – e os que “nascem de novo” pelo Espírito de Deus, ou seja, os que estão vivos para Deus e veem seu Reino como um desejo supremo verdadeiro. São esses que nasceram da água e do Espírito.
            No AT, o profeta Ezequiel já havia falado da parte de Deus, o que vem a ser o Novo Nascimento:

“Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.”
Ezequiel 36.25-27

            Deus promete purificar o ser humano do pecado e conceder-lhe um novo espírito mediante a presença de seu Espírito. Jesus imaginava que Nicodemos fosse capaz de estabelecer ligação entre o mandamento para nascer de novo e a promessa de um novo espírito com a dádiva do Espírito de Deus, registrada no livro de Ezequiel. Nicodemos, porém, não entendeu. Para explicar melhor, Jesus descreveu-lhe a função do Espírito de Deus na concessão desse novo espírito: “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito”.
            Ao receber esse espírito, o indivíduo passa por um processo de adoção por Deus. No texto de João 1.12-13 mostra bem essa realidade: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”. O Novo Nascimento proporciona ao indivíduo o direito de ser chamado filho de Deus. Isto é, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, de todos os benefícios de fazer parte da família de Deus, bem como todos os deveres.
            Podemos dizer que o Novo Nascimento é a experiência espiritual do encontro com Cristo e aceitação do chamado de Deus para sermos não mais seres apenas carnais, que possuem uma existência física, mas seres espirituais que estão vivos e conectados com o Deus Criador e Pai. É o revestimento do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade, um novo homem que não mais vive sob o jugo da lei do pecado (Efésios 4.24). É voltar a ter a semelhança de Deus, a qual fomos criados antes de ser incutido no homem a natureza pecaminosa. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5.17). O milagre do Novo Nascimento acontece quando o indivíduo se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
            O Novo Nascimento não é a prática religiosa. Se fosse assim, Nicodemos estaria tranquilo. Ele era fariseu, fiel no dízimo, jejuava duas vezes por semana. Novo Nascimento não é pertencer a uma igreja, ter o seu nome no rol de membros, ter uma vida social aprovada pela opinião pública. O Novo Nascimento é um milagre de Deus, uma intervenção do Espírito Santo.          
           
2) Por que devemos nascer de novo?

            A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e agradar-lhe. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus (Romanos 8.8). Essa necessidade de se nascer de novo é um dos fatores que difere o cristianismo de todas as outras religiões do mundo. A maioria das religiões acredita que há no homem uma habilidade intrínseca de buscar a Deus e de ser salvo pelos seus próprios méritos. Já o cristianismo fala na inabilidade do homem de buscar a Deus pelas suas próprias forças.
            Há dentro de nós uma forte inclinação ao pecado que nos impede de, por nós mesmos, escolher abandonar o pecado e obedecer a Deus. É a inabilidade total de o homem se achegar a Deus. A bíblia também afirma que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) e, portanto, estávamos, outrora, destinados ao inferno, à morte espiritual. Agostinho afirma que o homem está morto em seus delitos e pecados. Morto não reage! Morto não enxerga! Se está morto, depende completamente de uma ação externa da parte de Deus para trazer vida.
            Essa inclinação ao pecado não significa que a pessoa usa de toda a sua depravação a fim de fazer, praticar, maquinar o mal. Existem pessoas que praticam o bem, amam sua esposa e filhos, exercem cidadania, praticam a caridade, são hospitaleiros, etc, e não são nascidas de Deus. Essa natureza pecaminosa entrou na humanidade através de Adão, pois ele era o representante da raça humana. Sendo assim, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23). Não há um justo, nem um sequer (Romanos 3.10). Todos se desviaram e precisam da graça de Deus, da intervenção divina para chegar aos Céus.
            A queda de Adão atingiu toda a estrutura do ser humano: mente, vontade, desejos, emoções, ações, reações, nenhuma área ficou isenta do pecado. Não atingiu somente a superfície, mas a essência do homem. A partir da queda, o homem passa a ser escravo do pecado, escravo do mundo, escravo do diabo. A bíblia chama a isso de filhos da ira. Isto é, todos nascemos como filhos da ira, ligados ao diabo pelo pecado, e através do Novo Nascimento temos a oportunidade de nos desvincularmos do pecado e viver em liberdade com Deus.
            O mal do homem está no coração. Algumas pessoas dizem que o poder corrompe o homem. Na verdade, o homem não é corrompido pelo poder, mas o poder revela o corrompido. Jesus Cristo afirmou que não é o que entra no homem que o contamina, mas o que sai, porque a boca fala o que o coração está cheio. O que sai é aquilo que está em nosso coração!
            Enfim, não confie nos seus méritos, obras, justiças pessoais, práticas de caridade, igreja que frequenta pensando que isso poderá te trazer a salvação. O homem é totalmente miserável, carente, dependente completamente de Deus.
            Reconheça essa necessidade de Deus e corra para os braços dele. Ele já manifestou o seu grande amor, morrendo na cruz por nós antes mesmo de nascermos. Sem este reconhecimento da nossa parte não veremos a Deus. Pare de pensar que você é auto suficiente, que não precisa de Deus. Você precisa abandonar essa velha natureza rendida ao pecado e viver em novidade de vida. O versículo diz: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” (3.5)

3) Quais são as evidências que revelam se uma pessoa é nascida de Deus?

            Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida (1 João 1.9). Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal mediante uma profunda comunhão com Cristo e a dependência do Espírito Santo. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).
            Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo. “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” (1 João 3.6).
            O Novo Nascimento envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado, e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito. Vive uma vida de retidão, ama aos demais crentes, evita uma vida de pecado e não ama o mundo.
            “Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.” (Lucas 6.44). Aquele que é nascido de Deus evidencia o fato através de seus frutos. Os frutos podem ser tanto em outras pessoas quanto em si mesmo. Podemos observar o novo nascimento em alguém quando essa pessoa pratica o amor, foge do pecado, serve ao Senhor com alegria e amor.

>>> Concluindo...
Talvez você frequente a igreja há muitos anos, mas não experimentou esse Novo Nascimento! Talvez você tenha uma vida honesta, o reconhecimento por parte dos vizinhos, amigos e parentes de que você é uma pessoa boa. Isso não basta! Talvez você tenha o seu nome escrito no rol de membros de uma igreja, mas não tem o seu nome escrito no Livro da Vida!
Esse é o momento de você correr para os braços de Jesus e confessar que ele é o seu Senhor e Salvador! Peça para que ele te dê um novo coração, como diz o texto de Ezequiel, tirando o coração de pedra e dando um coração de carne. Um coração obediente ao Senhor, à sua voz, aos seus mandamentos.

A pergunta é: Você já nasceu de novo? Para ir par o inferno, não precisa fazer nada, mas se você pretende viver a eternidade junto com o povo de Deus, você precisa nascer de novo.

Nenhum comentário: