quarta-feira, 17 de abril de 2013

O conhecer a Deus



   Imagine que você está numa cidade grande e, andando pela cidade, você repara que está sendo observado por três pessoas do alto de um alto prédio. Estas três pessoas podem te ver e percebem que você está perdido naquele ponto. Por mais que eles tentem te falar alguma coisa, você não consegue distinguir o que eles estão falando. A distância entre você e os observadores é muito grande! Por mais que eles gritem e gesticulem lá do alto, você não ouve.
   A verdade é que temos duas questões de fato: 1) Você está perdido; 2) Eles não vão poder te ajudar estando tão longe.
   Acontece que nós realmente nos encontrávamos perdidos no mundo. Esses observadores simbolizam Deus. Enquanto Ele estiver longe, vai ser impossível nos encontrarmos. Ele, porém, já fez a sua parte, descendo todos os andares, revelando-se ao homem para nos mostrar o caminho. Algumas pessoas que conversaram com ele conseguiram se encontrar no mundo. Mas, os outros que apenas ouviram a sua instrução estão perdidos.
   Deus já fez a sua parte! Agora, se continuamos perdidos, precisamos subir os andares para nos encontrar com Deus (os observadores). Precisamos de referência! Precisamos nos encontrar no mundo! Precisamos sair desse status de perdido para sermos orientados por Deus.
   A cada andar que subimos nos aproximamos mais dos observadores (Deus) que são três pessoas numa só. E, a cada andar que subimos podemos ouvir mais nitidamente a voz de Deus. Podemos também observar melhor o caminho que devemos seguir. Entendendo melhor o que ouvimos de Deus, os seus gestos e observando o caminho que devemos seguir podemos nos encontrar neste mundo.
   Muita gente neste mundo encontra-se perdida e à procura de uma identidade, à procura de um propósito de vida, um caminho a seguir. São questionamentos que somente o nosso Deus pode responder. E para ouvirmos a resposta que ele tem para nós precisamos nos aproximar dEle.
   Quando queremos nos aproximar de uma pessoa, a gente sempre faz algumas perguntas a fim de conhecer um pouco mais sobre ela. Assim também é em relação a Deus. Precisamos conhecer um pouco mais sobre Ele para nos aproximarmos dEle. Estávamos fadados à perdição, mas ao conhecermos nosso Deus, encontramos o caminho.
   Acontece que é impossível conhecermos a Deus de uma hora para outra. Não dá para dormir e acordar dizendo que já conhece a Deus. É um conhecimento processual ou progressivo. Todos os dias, Deus se revela a nós e o que conhecemos dele é o que Ele revela para nós (Rm 1.19).
   Spurgeon disse: “Despreze o estudo de Deus e você estará sentenciando a si mesmo a passar a vida aos tropeções, como um cego, como se não tivesse nenhum senso de direção e não entendesse aquilo que o rodeia. Deste modo poderá desperdiçar sua vida e perder a alma.”
   De acordo com James Ian Packer, existem 5 fatos sobre o conhecimento de Deus:
   1) Deus falou aos homens, e a Bíblia é sua Palavra, que nos foi dada a fim de nos tornar sábios para a salvação.
   2) Deus é Senhor e Rei deste mundo; ele governa todas as coisas para sua glória, mostrando sua perfeição em tudo o que faz, a fim de que homens e anjos possam louvá-lo e adorá-lo.
   3) Deus é Salvador, ativo em amor soberano mediante o Senhor Jesus Cristo para salvar os crentes da culpa e do poder do pecado, adotá-los como filhos e assim abençoá-los.
   4) Deus é triúno. Há em Deus três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e a obra da salvação é operada pelos três ao mesmo tempo: o Pai propõe a redenção, o Filho a assegura e o Espírito a aplica.
   5) Piedade significa responder à revelação de Deus com confiança, obediência, fé, adoração, oração, louvor, submissão e serviço. A vida deve ser vista e vivida à luz da Palavra de Deus. Isto, e nada mais, é a verdadeira religião.
   O conhecer a Deus traz vários benefícios: 1) Os que o conhecem possuem grande força nEle; 2) Pensam e esperam grandes coisas dEle; 3) São ousados por causa dEle; 4) Têm grande alegria nEle.
   De fato, Deus permite que o conheçamos. Podemos buscá-lo enquanto podemos achar!

è Diante disso, o que posso fazer?

1) Conheça o Senhor...
    João 17.3. No texto que lemos, Jesus ora por si mesmo. É a conhecida oração sacerdotal. Ele apresenta a vida eterna como sendo o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo a quem Deus enviou.
   O homem natural tem a tendência de buscar, durante a sua vida, a vida eterna. Muitos acreditam que é pelo fazer coisas. Mas, a vontade de Deus é que conheçamos a Ele cada dia mais. O plano original de Deus ao criar o homem e mulher era que o homem tivesse relacionamento íntimo com Ele. O pecado trouxe um afastamento do homem em relação a Deus e consequentemente a morte (Rm 6.23).
   Deus não se agrada com a idolatria a imagens ou qualquer outro tipo de coisa. Quando tiramos a Glória de Deus e a entregamos a uma pessoa, santo, ou qualquer outra coisa, estamos entristecendo a Deus. Ele é o único e verdadeiro Deus.
   Desde a criação do homem, Deus vai se revelando de várias formas ao seu povo. No Éden, Deus vinha na virada do dia para conversar com Adão e Eva. Imagino que Ele sentava ao lado deles e, tomando um capuccino bem gostoso, conversava com Adão e sua esposa sobre todo o trabalho de jardinagem de Adão. Mais do que jardineiro, Adão foi chamado para dominar sobre todos os animais. Era bastante trabalho! Ele tinha que cuidar de vários animais e dar nomes para eles, mas depois de um dia cansativo, para relaxar, Deus tinha um momento de refrigério com Adão e Eva.
   Jm 29.14. Quando buscarmos o conhecê-lo ele se deixará ser encontrado por nós. Entretanto, a condicional é buscarmos de todo o nosso coração.
   Slogan da Jocum: Conhecer a Deus e fazê-lo conhecido. Identidade é relacionamento com Deus e a nossa missão e fazê-lo conhecido.
   O Novo Testamento apresenta o conhecer a Jesus Cristo como sendo a forma de conhecer a Deus. Eles são a mesma essência e, portanto, se conhecemos um, conheceremos o outro. O NT é a apresentação de Deus encarnado. Jesus Cristo é o próprio Deus que se fez homem, habitou entre nós e nos trouxe a salvação.

2) Contemple o seu Deus...
   Rm 1.20. Os atributos que antes eram invisíveis, hoje são visíveis. Deus possui atributos comunicáveis e incomunicáveis. Aqueles que o homem pode possuir são os comunicáveis, mas existem os incomunicáveis que o homem não pode possuir. Podemos até dizer que tem alguns intermediários, os quais o homem pode possuir em parte.
   Na história de Israel, Deus se revelou de várias outras maneiras. E, em cada período, Deus se revela de uma forma ao seu povo. Em cada manifestação de Deus, observamos um ou mais de seus atributos.

Deus é onipresente: Jo 4.24. Imanência; Pessoal! Ele é Espírito e por isso ele pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mt 28.20. Estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Deus é onisciente: Sl 139. Antes mesmo que a palavra saia da nossa boca, Ele já conhece! Ele sonda os nossos corações.

Deus é onipotente: Gn 1. Transcendência! Nosso Deus é o todo-poderoso Elohim. Eloi significa Deus-Forte. Him é o plural da língua hebraica. El Shaddai = Deus Altíssimo.

Deus é imutável: Tg 1.17. Ex 3.14. Pai das luzes que não muda. É constante! O que Ele fala, cumpre! A verdade dEle não muda! Os caminhos dEle não mudam! O pensamento dEle não muda! Caráter! Propósito!

Deus é provedor: Na história de Israel, Deus se revelou de várias outras maneiras. Com Abraão, Deus se revela como sendo o Deus provedor. Aquele que cuida, que provê o sacrifício. O sacrifício no Antigo Testamento aponta para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Isto é, Deus também proveu Jesus Cristo para nos trazer a salvação. Para Abraão e Isaque a provisão do sacrifício naquele dia, no monte Moriá, foi a remissão de Abraão e a salvação de Isaque. Através da sua fé, Abraão foi justificado. Deus provê o sacrifício para trazer vida!

Deus é Juiz: No período dos juízes, Deus se revela como sendo o eterno Juiz que governa com justiça e equidade. Através de um ciclo de provisão de um juiz, pecado do povo, castigo da nação e arrependimento, Deus revela sua justiça em relação ao pecado. A abominação ao pecado sempre existiu no coração de Deus, mas também o amor ao pecador sempre existiu também. O cuidado de Deus para com o homem possibilitou que pudéssemos ter vida nos dias de hoje. Pois o seu eterno amor é expressado quando nos arrependemos. O arrependimento do homem comove o coração de Deus. A um coração contrito, Deus não resiste.

Deus é Incomparável: Isaías, quando escreveu o seu livro, por várias vezes pede para que o povo olhe ao redor, para as nações inimigas de Israel, e depois olhar para Deus. Ele é incomparavelmente maior, mais poderoso, mais sábio, etc.

Deus é zeloso: Zc 1.14. Quando Deus tirou Israel do Egito levando o povo para o Sinai, dando-lhes sua lei e aliança, seu ciúme foi um dos primeiros fatos a respeito de si mesmo que lhes ensinou. Jesus demonstrou um pouco do ciúme ou zelo ao templo.

Deus é Amor: 1 Jo 4,16. Jo 3.16. Rm 5.8. Ele revela o seu amor! É um amor especial pelos seus escolhidos, pelo ser humano.

Deus possui também vários outros atributos como: Deus é Luz, Deus é Bondoso, Deus é Ilimitado, Deus é Sábio, Deus é Senhor da Guerra. Vemos outra hora esses.

Sabendo que nosso Deus é tudo isso, devemos contemplá-lo, adorá-lo, e...

3) Entregue-se ao Senhor...
   Esse conhecimento de Deus tem que fazer um efeito no nosso coração. Se for um conhecimento superficial, apenas racional, não terá efeito na sua vida. Mas, quando o adoramos e o conhecemos com todo o entendimento, força, coração, essas verdades mudarão a nossa vida.
   Confie no Senhor, pois somente nEle somos mais que vitoriosos. Rm 8.31-38.

Pr Paulo Pedroso.

Nenhum comentário: