quinta-feira, 11 de setembro de 2008

3 “M’s” – TRÊS FORMAS DE ENVOLVIMENTO COM A OBRA MISSIONÁRIA

Missionary – missionário (indo)

1. Disposição
Jonas 1:2 – “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.”
Para que o Espírito Santo possa trabalhar, é necessário que a pessoa se disponha. Grande parte das pessoas desconhecem o que podem fazer por um campo missionário, porém o desconhecem pela falta de disposição. Se realmente se dispuser de todo o coração, Deus vai usá-lo tremendamente.
Quando o Steve me falou sobre Manaus, logo pensei no que eu poderia ajudar as pessoas. Deus me falou apenas para eu me dispor e o restante Ele faria. Quando pensei na área de informática, na qual eu sou formado, nunca pensei que poderia servir para alguma coisa no campo. Mas quando cheguei em Manaus, a visão mudou. Logo vi que a informática poderia auxiliar muitas pessoas a buscarem um emprego melhor e eu poderia ajudar muitas daquelas pessoas a crescerem profissionalmente.
A disposição tem que ser de coração e deve vir junto com o desejo de servir. No campo, de uma coisa você pode ter certeza, tem muito trabalho e você terá que fazer praticamente de tudo. Você tem que estar disposto a cavar fossas ou trabalhar na construção, fazer visitas, orar pelas pessoas, aconselhar, sair junto com elas, jogar bola juntos, chorar juntos, consertar o telhado, fazer a pintura do templo. Muitas vezes, você terá que fazer serviços que você não entende a razão, simplismente faça. Uma coisa que tenho aprendido até nos dias de hoje é obedecer e depois questionar. Quando eu tinha apenas 15 dias em Manaus, o Pr. Seung me pediu para tirar água das poças dentro do terreno do seminário. O terreno tem mais ou menos 1.500 metros quadrados e tivemos que, sem entender muito o que estávamos fazendo, fazer valas para o escoamento da água para que depois disso, a máquina pudesse entrar e terminar com os serviços de terraplanagem. Porém, tem algumas poças que não era possível fazer essas valas, então com um caneco, tirávamos a água da poça e colocávamos em latas e levávamos para fora do terreno. Fazer isso num Sol de 40 graus não era nada fácil. No momento, não entendi, apenas obedeci.
Tem que haver muita disposição para tudo. Quando lidamos com pessoas difíceis, elas vêm para a igreja e depois somem por um bom tempo. Após o momento de tribulação, voltam para igreja como se nada tivesse acontecido. Lidar com essas pessoas, exige muita paciência e disposição para começar novamente um novo trabalho na vida de tal pessoa.

2. Preparação
Efésios 6:15 – “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; ...”
É necessário ter ao menos uma base bíblica sólida para que você possa levar o evangelho a tal cultura. Caso contrário, a cultura influenciará os seus conhecimentos e o trabalho não será mais de evangelismo. É preciso ter um preparo emocional para que o choque cultural não seja tão significativo. Além do choque cultural, o missionário vai enfrentar crises de saudades dos seus amigos e familiares e somente uma pessoa bem estruturada conseguirá neutralizar esses sentimentos.
Essas crises sentimentais eu enfrentei somente quando completaram seis meses da minha estadia em Manaus. Lembrava a todo momento do que o Pr. Massao me falava durante a minha preparação, que iria chegar o momento do desespero. Graças a Deus, quando o momento chegou, logo procurei compartilhar com o Pr. Seung. Oramos juntos e todo aquele sentimento passou. Esta é a importância de se ter um amigo para poder orar nas dificuldades dentro do campo missionário. Imagino que se não houvesse ninguém naquele momento, com certeza iria acumular mais ainda e quando explodisse, já não teria mais jeito. É importante desenvolver amizade com alguém para desabafar. Mesmo com a tecnologia de hoje em dia, onde você escreve um e-mail e em instantes recebe a resposta, ou mesmo existem ferramentas de conversa instantânea com outra pessoa, não é a mesma coisa que desabafar pessoalmente e orar junto.
É importante ter um preparo emocional em relação à carência, isso para os missionários solteiros ou que vão para o campo sem seu cônjuge. Quando estamos trabalhando, você acaba sendo muito visado e outras pessoas começam a te idolatrar. Isso acontece normalmente. Quem nunca se apaixonou pela seu(ua) professor(a) na escola? Da mesma forma, pessoas vão olhar para você com outros olhos. Quando há um compartilhamento de vida, a pessoa acaba se envolvendo com você e começa a ver em você um super-herói. Para se convservar, a melhor coisa a se fazer é não dar brechas desde o começo. Quando há um pequeno espaço que seja, Satanás se aproveita da situação.

3. Chamado (dons)
Romanos 1:1 – “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, ...”
É uma questão importantíssima para que o missionário trabalhe contente. Dificilmente um missionário que trabalha contra o seu chamado, será bem sucedido naquilo que estiver fazendo. Mas, se corresponder ao seu chamado, acontecerão as confirmações em sua vida e, ao invés de se tornar um trabalho laborioso, será um trabalho gostoso. O chamado tem um pouco a ver com os seus dons que devem ser utilizados para servir ao seu chamado. O dom de ensino, deve ser utilizado para o ensino no campo missionário. O dom de trabalhos manuais, deve ser utilizado para os trabalhos manuais dentro do campo para auxiliar a comunidade. Não esconda os seus dons. Quando se descobrir os seus dons, provavelmente descubrirá o seu chamado. No entanto, tenho observado no dia a dia de trabalho na obra missionária, que só descobrimos o nosso real chamado quando nos engajamos em algum tipo de trabalho. É quando experimentamos o trabalho que sabemos se somos chamados para tal serviço. Deus dá confirmações, quando damos o primeiro passo.

4. Cumprir a Grande Comissão (Compromisso)
Mateus 28:19-20 – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estarei convosco todos os dias até à consumação do século.”
Muitas vezes vai bater o desânimo e a vontade de largar tudo e voltar para a sua terra. Voltar de onde você veio. Pelo menos lá, você tinha o carinho da mamãezinha e tudo o que você pedia, ela te dava. Tem comidinha feita sempre na hora certa. Conforto. Mas quando o desânimo bater, e vai bater, pode ter certeza, é nessa hora que entra o compromisso com Deus.
Já me aconteceu de certa vez, por preguiça da minha parte, orei a Deus antes de ir para a igreja ensaiar as crianças para uma apresentação do dia dos pais. Orei dizendo que só estava indo na igreja porque tinha um compromisso com Ele e mais nada. Não queria ir e expressei esse minha insatisfação. Mas ao sair de casa, coloquei a moto quietinha na ladeira, mas simplesmente ela virou e caiu no chão quebrando a maçaneta do feio dianteiro. Sendo assim, fui para a igreja somente com o freio traseiro. Daí então fiquei mais indigando ainda. Era um daqueles dias que você pergunta o por quê você acordou naquele dia. Prossegui viagem tranqüilamente. Resolvi ir por um caminho um pouco mais longo, porém mais seguro para a utilização do feio traseiro. Ao fazer uma curva longa, não atentei que o sinal estava vermelho e freei assustado. A moto começou a virar, pensei naquele momento que eu já ia para a Glória de Deus, mas consegui endireitar a moto e parei a 1 metro do cruzamento dos carros. Naquele dia, consegui chegar vivo na igreja, fazer o ensaio e voltar para casa, com mais cuidado e muito mais devagar mesmo. Valeu o susto para não mais reclamar do compromisso. Antes não tivesse marcado, mas já que está marcado, vá e cumpra o seu papel.
Sempre estou falando com o Antônio, que é o líder de louvor da igreja Brilho do Leste, em Manaus, que muitas vezes o que nos segura na igreja é somente o compromisso e não mais o amor. Quando a empolgação passa, somente o compromisso faz com que você consiga prosseguir com os seus trabalhos.
Na verdade, não é bom trabalhar infeliz ou apenas pelo compromisso. Mas quando realizamos alguma tarefa com esse pensamento, logo Deus trabalha em nossa vida, mudando esse pensamento e restituindo a alegria de trabalhar para o Senhor.

5. Presença
Atos 19:8 – “Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.”
O fato de Lucas ter registrado esse fato no livro de Atos, não é meramente para dizer que Paulo passou um tempo na sinagoga. Ele queria passar que a presença de Paulo lá era importante. Não somente pelo fato de ele estar pregando o evangelho naquela cidade, mas pelo fato de ser um missionário. A presença da pessoa é importante para a vida espiritual dos membros da igreja. Se o Pr. Massao se dedicasse somente ao Ministério Adoração e Adoradores e não aparecesse na igreja, muitas pessoas, além de não gostar da atitude dele, iria cobrar entrosamento com os membros da igreja. Por isso é muito importante o pastor estar presente nos principais eventos da igreja ou até mesmo no esporte. Jogar um futebol, para ele pode não parecer nada, mas para os membros da igreja é de extrema importância. Ganha a confiança das pessoas.
Quando você fica longe, aos poucos, outras pessoas vão se afastando também. Acompanhar todos de perto, vai fazer com que a comunhão seja mais intensa, valorizando mais a amizade entre líderes e liderados. A comunhão com os membros da igreja é importante para criar vínculos de amizade e compartilhamento. Sabemos que o relacionamento humano é baseado na confiança que só é adquirida com o tempo. O fato de o missionário, obreiro ou pastor estar perto das pessoas faz com que esse grau de confiança seja maior. Tendo maior confiança, há maior compartilhamento de vida.

6. Proclamação
Atos 18:19 – “Chegados a Éfeso, deixou-os ali; ele, porém, entrando na sinagoga, pregava aos judeus.”
Esse texto fala que Paulo estava pregando aos judeus. É importante também, a proclamação do evangelho. Se você chegar em qualquer lugar e ficar passivo diante de tudo que acontece, não adiantará coisa alguma você ter um chamado, estar presente no local, ser um cara bem preparado, ter compromisso, etc... é lógico que se você vai num campo missionário onde você não sabe falar a língua do povo corretamente, não vá falar besteiras. Mas de qualquer forma, assim que aprender, pregue o evangelho. Dessa forma, aqueles que entenderem a mensagem da cruz de Cristo, com certeza serão salvos.
Logo que cheguei em Manaus, uma das primeiras coisas que fiz, foi pregar na igreja. Passados 15 dias em Manaus, o Pr. Seung foi pregar na Congregação Água Viva então sobrou a Antioquia para pregar. Logo na minha primeira pregação, é claro que fiquei um pouco nervoso, porém vi a mão de Deus sobre mim. Tanto que fluiu naturalmente e não deixei que o nervosismo dominasse.
Pregue o evangelho aonde quer que você vá. Se você não proclamar a Palavra de Deus, como você quer ser usado por Deus?

Money – dinheiro (ofertando)
II Coríntios 4:18 - “... não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
Amados, podemos dizer que o investimento em missões tem um valor eterno. Quando investimos em um carro ou em nossa casa, isso é temporal. Quando investimos em missões, muitas vezes, estamos longe e não vemos o que está acontecendo no dia a dia. Em grande parte das vezes, não temos tempo de ir para um campo missionário e ver o que Deus tem feito na vida das pessoas. São essas pessoas que investem em missões. E temos que dar graças a Deus pela vida dessas pessoas. Se não fossem elas, não sei o que aconteceria com várias instituições missionárias espalhadas pelo mundo.
Já que investimento em missões tem valor eterno, a dica que posso dar agora, não como economista da bolsa de valores ou como gerente de um banco, mas como evangelista de Deus, que você invista em missões. Enquanto a porcentagem de juros de um investimento é de 10% aproximadamente, com missões a porcentagem é eterna. Praticamente você fica milionário investindo em missões.

Mantainer – mantenedores (orando)
Colossenses 4:3 – “... ao mesmo tempo, orem por nós, ...”
Irmãos, o mais importante nas missões, não é o seu dinheiro ou mesmo a presença de um missionário da igreja no campo. O mais importante, que Deus quer ver, são as pessoas orando pelos missionários. Intercedendo por vidas. Intercedendo para que a obra dEle seja feita. Para que a obra dEle seja cconcretizada, Ele não precisa de dinheiro. Num estalar de dedos, Ele pode converter toda a população terráquia. Ele pode converter toda a China com apenas uma ordem. Mas Ele quer que nós estejamos orando.
Para a vida de um missionário, a oração é de extrema importância. É necessário que se levante algumas pessoas que estejam dispostas a estar orando e intercedendo pelo seu ministério. Esse é o papel da maior parte de igreja que é impossibilitade de ir até o campo missionário. Só saber que temos pessoas orando por nós, já dá uma sensação de proteção.
No mês de novembro de 2005, fizemos uma campanha de oração onde orávamos todos os dias à noite pelos pedidos expostos e por pedidos da igreja. Um dos principais motivos que orávamos era a situação financeira da igreja, que estava passando por grandes dificuldades. O caixa estava em R$ 700,00 negativos. Oramos toda a semana, e no final da semana recolhemos uma oferta de ação de graças pelo que Deus tinha feito naquela semana. Glórias a Deus! Conseguimos arrecadar R$ 1.000,00! Dentro do contexto que trabalhamos é muita coisa mesmo. Podemos chegar a conclusão de que a oração é mais importante do que o dinheiro, até porque é da oração que vem o dinheiro para fazer a obra de Deus. Deus é nosso Pai e dono de todo ouro e prata. Se for preciso dinheiro para que a obra dEle aconteça, vai ter. Deus não fica limitado ao dinheiro, por isso podemos ficar tranqüilos, que Ele vai nos prover.

Dica de Leitura:

Pirolo, Neal. A Missão de Enviar, Como sustentar o seu missionário. Descoberta Editora Ltda. Ano 2001

www.descoberta.com.br

original: Serving as senders

Nenhum comentário: