sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O cristianismo integral



"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."
Mateus 5.13-16 (RA)

 
No texto acima, duas expressões são as chaves para que a gente entenda "O cristianismo integral" bíblico. São elas: 1) Vós sois o sal da terra, e; 2) Vós sois a luz do mundo.
Essa passagem é bem conhecida dos cristãos e muito pregada nas igrejas. Creio que você, inclusive, já deve ter ouvido uma pregação sobre isso. E, realmente, a mensagem que o texto quer nos ensinar é que nós não devemos viver como os pagãos vivem. Jesus nos ensina um novo padrão de vida!
Vamos pensar primeiramente na figura do sal. Ele é encontrado, principalmente, na terra, ou seja, em forma sólida. Pode ser encontrado diluído em água também. Existem vários lagos ao redor do mundo. Um exemplo é o Salar de Uyuni, na Bolívia. Devido à grande concentração de sal no local, houve uma cristalização da superfície e é possível andar sobre o lago cristalizado. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é de extrema importância para a vida humana, contudo, a gente precisa de muito pouco sal para viver. Precisamos de aproximadamente 2,5 a 5,0 gramas por dia, o que é equivalente a uma colher de chá. Para efeito de curiosidade, a palavra salário formou-se porque no período romano, o sal era uma forma de pagamento pelo trabalho executado, tal era a importância dada ao sal.
Enfim, o sal possui uma função de realçar o sabor dos alimentos. A maioria dos alimentos já possui uma certa quantidade de sal e, por isso, não é bom salgar muito a comida, pois você pode desenvolver doenças como a hipertensão arterial. Sendo assim, a função do sal, na quantidade certa, é realçar o sabor dos allimentos. Se ele não cumprir a sua função, de que adianta? É essa a pergunta que Jesus faz em sua pregação nos versículso que lemos do seu sermão do monte.
Entendemos então que o sal, na sua função original, foi feito para realçar o sabor, ou seja, influenciar no sabor do alimento. O sal não foi feito para ser influenciado. Se Jesus proclama que somos o sal da terra significa que somos um agente influenciador. Se somos passivos e permitimos que o mundo nos influencie, não estamos sendo como o sal bom para uso. Ao contrário, estamos sendo como um sal insípido. Isso significa que até podemos ser sal, mas não estamos fazendo diferença nenhuma a sua existência e utilização. Resumindo, o sal insípido não serve para nada, a não ser para ser lançado fora e pisado pelos homens.
Seja como o sal bom para o uso! Seja um agente influenciador na sociedade!
Amados, pessoalmente, creio que Deus tem preparado para nós os melhores lugares na sociedade. Deus preparou os melhores postos, cargos, patentes, colocações para nós. Tem muita gente que não concorda que o crente se envolva em questões políticas. Discordo completamente desse indivíduo! Essa é uma passagem que pode nos servir de base para isso. Nós devemos assumir o nosso posto de agente influenciador da sociedade fazendo a diferença aonde quer que estejamos. Se for na política, melhor ainda! Lá, o bom sal terá a oportunidade de influenciar muita gente, mas muita gente mesmo! Seja um ótimo sal no seu trabalho! Seja um ótimo sal na sua família! Enfim, seja sal!
Jesus, com essa comparação, mostra-nos que o verdadeiro cristianismo é aquele que influencia. O cristianismo integral é aquele que é sal em todos os aspectos da vida. E não somente em certa área. O cristianismo vivido integralmente transforma o caráter de uma pessoa por completo. A obra do Senhor é completa! O crente deixa as práticas pecaminosas, deixa de ser influenciado pelo pecado e pelo mundo, e agora, ele passa a ser um propagador do evangelho integral. O evangelho que muda completamente o viver de uma pessoa!
É impressionante observar na igreja da atualidade como as pessoas não estão dispostas e mudar o seu caráter completamente. A maioria das pessoas, digo crentes, dentro da igreja, possuem pecados ocultos. Muitos pastores possuem vida dupla. Líderes da igreja são corruptos. Presbíteros são adúlteros. E, por vários motivos, a pessoa acoberta, semeia, rega, alimenta, domestica o pecado em sua vida. A cada dia que passa, o nome do Senhor está sendo envergonhado por conta de algumas pessoas, que dizem ser crentes fiéis, quando na verdade são sinagoga de Satanás. É um cristianismo fajuto! É hipocrisia total! Escândalos e mais escândalos estão tomando conta das manchetes jornalísticas do meio gospel.
Vivemos numa época em que, infelizmente, o evangelho não tem sido integral na vida de muitos. A igreja prega somente as bênçãos e não prega o evangelho da cruz. Vive-se uma busca incessante por bênçãos e não por Cristo. As pessoas lotam as igrejas em busca daquilo que elas acham que precisam para as suas vidas. Esse não é o cristianismo integral pregado na bíblia.
Vejamos o segundo termo-chave para o cristianismo integral pregado por Jesus: Vós sois a luz do mundo.
Assim como todas as coisas criadas, tudo tem uma finalidade. Observe ao seu redor! A cadeira foi feita para alguém sentar-se nela. A mesa foi feita para que alguma coisa seja colocada sobre ela. O púlpito foi feito para apoiar a bíblia e rascunho do pastor durante o seu discurso. E a luz foi criada para que não haja escuridão e todos possamos enxergar o que está a nossa volta.
Na época em que Jesus discursou não havia a lâmpada como a conhecemos hoje. Essa foi uma invenção de Thomas Edison em 1874 que vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Em breve, a lâmpada incandescente por ele invetada será abolida por causa do grande disperdício de energia e calor que é transmitida. Contudo, era o costume da época usar candeias ou lamparinas. A lamparina da época era um recipiente com algum tipo de óleo que funcionava como combustível com pedaço de pavio encerado (vela) saliente. Cada casa possuía uma lamparina a qual era acesa ao escurecer. Para evitar disperdícios, a lamparina era colocada no velador, um pedaço de madeira fixado na parede da casa. Dessa forma, a lamparina iluminava toda a casa de uma só vez. Todos os moradores daquela casa poderiam desfrutar a iluminação da lamparina.
Você já observou o nosso horizonte à noite? Existem várias cidades que foram construídas em partes altas ou sobre os montes. Se você observar o horizonte durante a noite, você verá várias faixas de luzes. Cada faixa de luzes pode ser uma cidade ou um bairro, dependendo da sua localização. Jesus nos lembra no texto que lemos que ninguém pode esconder uma cidade que foi edificada sobre um monte, pois durante o dia, todos vão enxergá-la e, à noite, as luzes a identificam.
Em ambos os versículos, Jesus anuncia que nós somos! Não diz que devemos procurar ser ou que a cada dia a gente que se parecer mais com o sal ou a luz. Nós já o somos! Todos nós, os cristãos, somos convocados a vivermos como sal e luz neste mundo tenebroso. E, se já somos sal e luz, basta que a gente coloque em prática aquilo que somos.
O sal nos apresenta um padrão de influência que devemos exercer sobre o mundo e a luz nos mostra que por mais que a gente não queira aparecer, não conseguiremos nos esconder. A lamparina ficava num lugar onde todos da casa poderiam desfrutar de sua luz. Nós estamos num lugar impossível de nos esconder! Sabe o que isso significa? Significa que não tem como ser crente "agente secreto" ou crente "007".
Quando eu era mais jovem, não faz muito tempo, eu vinha para a igreja com uma bíblia de bolso. Era uma bíblia completa, com os 66 livros, contudo com a letra bem pequena e cabia no bolso da minha calça. Assim, depois que o culto acabava, não era nenhum problema para mim sair com os amigos. A bíblia estava sempre que meio-escondida. Contudo, conforme o tempo foi passando, comecei a valorizar mais o meu chamado em Cristo. Perdi a vergonha e passei andar com a bíblia grande onde quer que fosse.
Será que isso só aconteceu comigo? Será que ainda existem crentes agentes secretos hoje? Acho que não! Isso é coisa de antigamente, não é verdade?
Nestes versículos, entendo que tenho um chamado para influenciar a sociedade sem esconder a minha fé. Quando entendemos esse chamado do Senhor para nós, vamos, com certeza, passar a viver o cristianismo integral em nossas vidas.
No versículo 16 do livro de Mateus, Jesus diz: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Aqui, Ele nos dá uma ordem para fazer com que a nossa luz brilhe diante de todos os homens. Não esconda a sua fé! Ao contrário, assuma-a! Aproveite as oportunidades para deixar a sua luz brilhar. Você é luz e tem que assumir isso! Você está nesse mundo, mas não pertence a esse mundo! Você é diferente! Você tem Jesus Cristo habitando no seu coração. Muitos ao seu redor não o tem.
É bom que a gente pense na utilidade da luz. Para que serve, se não para brilhar nas trevas? O mundo jaz nas trevas! O mundo é corrupto, mentiroso, adúltero, incapaz, solitário, triste. Entretanto, você é uma luz que vai brilhar no meio das trevas levando a verdade, fidelidade, capacidade, amizade, alegria. Enquanto o mundo busca o benefício próprio, a autogratificação, a felicidade própria, você vai buscar o melhor para você e para o seu irmão, vizinho, parceiro, cônjuge, amigo, colega, etc.
Embora Jesus ordene para que a gente deixe a nossa luz brilhar, vejamos muito bem o objetivo ou a motivação do nosso coração ao fazer com que a nossa luz brilhe. Todas as boas-obras que praticamos devem glorificar a Deus, nosso Pai que está nos céus. Caso contrário, se a sua luz brilhar com fins de autopromoção, Deus tomará conta disso, não se preocupe! Deus resiste aos soberbos, àqueles que se acham os reis da "cocada preta". Todavia, Ele dá graça aos humildes.
Para vivermos no cristianismo integral é necessário que a gente abandone as práticas pecaminosas e viva em plenitude com Cristo. Vejamos o texto de Efésios 4.17-32.
"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."
As características do velho homem ou citado como gentio (que não conhece Jesus): 1) andam na vaidade dos seus próprios pensamentos (são aqueles que fazem o que dá na cabeça, inconseqüente); 2) andam obscurecidos de entendimento (confiam que estão sempre certos e não estão abertos a mudar de opinião); 3) andam alheios à vida de Deus por causa da ignorância (acham que não precisam de mais nada para viver, já possuem tudo. Não precisam de Deus, pois confiam no dinheiro ou naquilo que possui); 4) são duros de coração (soa os que não conseguem enxergar a ação de Deus na sua própria vida e na humanidade); 5) insensíveis (não sentem Deus nem a necessidade das pessoas próximas); 6) entregam-se à dissolução (enfiam-se no pecado desistindo de sua própria vida); 7) cometem toda sorte de impureza (estágio avançadíssimo de auto-destruição desvalorizando a si mesmo e aos outros. São os que não encontraram um sentido em viver). Podemos observar no texto pelo menos essas sete características de uma pessoa não-cristã. Com certeza absoluta, você conhece uma pessoa que não compartilha da nossa fé! Observem nessa pessoa essas características. Paulo, o autor de Efésios, observou essas características na sociedade da época, mas isso continua na atualidade. É possível que algum conhecido tenha alguma dessas características.
É interessante que Paulo cita os passos para que a gente se livre do velho homem:

 
1) Livre-se das concupiscências do engano
Dê um fim em tudo que atrapalha no seu relacionamento com Deus! Pare de domesticar o pecado em você! Deixe de alimentar a cobiça no seu coração. Livre-se daquilo que te faz pecar. Afinal, lembrem-se do Jesus fala acerca disso em Mateus 5.29-30. "Se teu olho direito te faz pecar, arranca-o e lança-o de ti, pois é melhor que se perca um dos teus membros do que ser todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti, pois é melhor que se perca um dos teus membros do que ser todo o teu corpo lançado no inferno."
Outro exemplo dessa prática está registrado em Atos capítulo 19, quando os feiticeiros atenienses levavam os livros de simpatia e bruxaria para serem queimados em praça pública a fim de livrarem-se daquilo que lhes atrapalhava em relacionarem-se com Deus.
Se for preciso, faça uma fogueira santa! Queime os cd's de músicas mundanas! Coloque fogo nas revistas pornográficas ou de fofocas. De um fim nos arquivos pervertidos no seu computador.

 
2) Renove o espírito do vosso entendimento
O segundo passo é renovar a vossa mente. Romanos 12.2 diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Na verdade, é impossível seguir adiante sem que a mente seja renovada. Não adianta se livrar do pecado e daquilo que te faz pecar e a sua mente não for renovada. Se isso não acontecer, logo o indivíduo voltará a pecar.
Na renovação da mente, é necessário que a pessoa internalize o repúdio pela prática pecaminosa, ou seja, passe a odiar o pecado. É algo que precisa ser gerado no coração da pessoa arrependida.

 

3) Revista-se do novo homem.
Passado o primeiro e segundo passo, é necessário que a gente adote um novo estilo de vida. Jó 31.1 diz: "Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?" Jó fez um voto de não fixar os seus olhos numa mulher. Nessa nova fase da vida, é preciso colocar alvos, estabelecer estratégias, fazer votos, orar bastante, jejuar muito, encher-se do conhecimento de Deus através da Sua Palavra e através de uma experiência real com Ele.
O novo homem é criado e dado por Deus e é para a glória dEle. Exige muito esforço da nossa parte em manter-se puro e consagrado, mas Deus é conosco.

 
Depois de vencida as três etapas, nós estaremos vivendo num cristianismo integral, já que a nossa vida condiz com a Palavra de Deus e também com aquilo que a gente prega, ou ainda, que a nossa posição exige. Como já falamos, o mundo está de olho em nós, esperando algum deslize para poder apontar o dedo para nós. Saiba que Deus permitiu que isso acontecesse. Ele confia no seu povo e quer que a gente testemunhe em todos os momentos de nossa vida aquilo que Ele faz para nós.
Continuando no texto de Efésios, Paulo dá algumas características do novo homem que agora não é mais escravo do pecado, mas de Deus. O novo homem que foi criado por Deus e nos reveste é: 1) justo e reto com base na verdade; 2) não mente, mas fala a verdade; 3) ira, mas não peca; 4) não dá lugar ao diabo; 5) não furta, antes, trabalha para si e para ajudar a outros; 6) não fala palavras torpes, mas somente palavras que edificam e transmitem graça; 7) não entristece o Espírito de Deus.
Além das sete, Deus nos orienta a ficar longe de certas situações e sentimentos: "Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."
O cristianismo integral é esse! Tem que ser vivido em todos os aspectos de nossa vida. É um cristianismo que faz a diferença no mundo! Influencia a sociedade em que estamos inseridos! Pratica o bem! Transforma situações! Muda os corações!
Que nós possamos viver esse cristianismo de verdade!

Eliseu faz um machado flutuar

2 Reis 6.1-7

Eliseu faz um machado flutuar


 

No texto vemos um grande milagre. O profeta Eliseu que tinha um tipo de Escola de Profetas possuía vários discípulos. Num belo dia, eles chegaram ao profeta e falaram da necessidade de ampliação de suas moradias, que era uma espécie de templo da época. Eliseu e seus discípulos vão buscar a madeira para a ampliação, mas o machado de um deles cai na água. O profeta entra em ação e opera um grande milagre através do poder de Deus em sua vida. É uma história intrigante que nos dá algumas lições. Para vermos as lições, vamos dividir o texto em três etapas:


 

1) Os discípulos dos profetas estavam preocupados com o Templo (onde moravam)

    - Não ficaram esperando as coisas caírem do céu. Eles tiveram iniciativa de trabalhar. Observaram a necessidade e foram conversar com o Homem de Deus. Assim, em nossa vida, a gente tem que orar, orar muito, mas não podemos esperar que as coisas caiam do céu. Deus só opera onde o homem não consegue operar. A iniciativa de trabalho é humana e não de Deus.

    - Fizeram um planejamento e dividiram as tarefas. Cada um era responsável por cortar e trazer uma viga de madeira. Assim, todos iriam trabalhar e não ia ficar pesado para ninguém. Eles estavam realizando o trabalho de formiguinha. Se cada membro da igreja trabalhar assim, a igreja crescerá naturalmente e não ficará pesado para ninguém. Se cada um discipular uma pessoa, no final de um tempo, teremos o dobro de membros na igreja. Se cada um colaborar com um pouco de recursos, muita coisa poderá ser construída ou feita.

    - Tiveram o acompanhamento de Eliseu. Como um grande homem de Deus, Eliseu acompanhou os seus discípulos na execução do trabalho e, ele foi requisitado. Imagino que seria de extrema importância a sua presença para efeitos de estratégias de trabalho. Hoje, a figura desse homem de Deus é o pastor da igreja. É necessário que o pastor da igreja esteja perto das suas ovelhas, acompanhando-as na medida do possível. Até mesmo nos trabalhos corriqueiros.

    - E, no versículo 4, vemos que o alvo foi atingido. Eles ficaram incubidos de uma tarefa e foram até o final. Para que a gente possa crescer, para tudo em nossa vida, é necessário que a gente termine o que começou!


 

2) O machado cai na água

    - Sem o seu principal instrumento, o trabalhador fica impossibilitado continuar. Ele lamentou muito porque o seu machado era emprestado. E logo o dele! Tantos outros poderiam ter caído... Da mesma forma, sem Deus em nossa vida, não podemos trabalhar. Sem Deus, não conseguiremos derrubar árvores, que podem ser obstáculos do dia a dia. Enfim, sem Deus a igreja não vai para frente. Tudo, sem Deus, é nada. O machado aqui, poderia representar a presença de Deus. Sem o machado, eles não poderiam continuar e, sem a presença de Deus em nossas vidas, ficamos impossibilitados de viver. Imagine o homem batendo o seu cabo do machado no tronco da árvore. O máximo que ele poderia conseguir era fazer barulho. Sem Deus, o máximo que fazemos é barulho, mas não há progresso!

    - O mundo é vazio! No mundo, observamos que os homens vivem sem Deus e, por isso, o máximo que conseguem é fazer barulho, mas não conseguem transmitir VIDA. Algo que só temos em Deus.

    - Aquele homem ficou desesperado sem o machado. É a forma de vida que está receitada para aqueles que vivem sem Deus. O desespero faz parte do dia a dia daqueles que não temem a Deus.


 

3) O discípulo mostrou aonde o machado caiu e Eliseu o faz flutuar

    - Eliseu cortou um pedaço de pau e fez o machado flutuar. Mostra que o poder de Deus estava na vida de Eliseu. Ele era um grande homem de Deus, um grande profeta. Como Grande Homem de Deus, ele operou um grande milagre, devolvendo o instrumento de trabalho daquele discípulo. Hoje, grandes homens de Deus podem operar milagres devolvendo a presença de Deus à pessoa.

    - Por que esses milagres não acontecem nos dias de hoje? Será que falta consagração? Oração? Jejum? Comunhão com Deus? Interesse pelas coisas de Deus? Creio que o milagre não deve ser a nossa preocupação! O operar o milagre não vem de nós, vem de Deus. O que nós temos que nos preocupar é em ter o machado (ter a presença de Deus em nós). Acima de qualquer milagre que venha a ser operado, deve estar o nosso desejo pela presença de Deus. Se não, até os milagres serão vazios.


 

Você sente a presença de Deus em sua vida constantemente? Ele te ajuda a vencer os obstáculos do dia a dia? Você sente que o seu trabalho está tendo frutos por causa da presença de Deus?

Adoremos a Deus pelo que Ele é! Ele pode fazer, mas antes de tudo, Ele é! (Êx 3.14)

O Caminho de Emaús


 

Lucas 24.13-53

"13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro 23 e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25 Então ele lhes disse: ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe. 29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31
Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. 36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. 37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. 38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? 39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. 40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado, 43 o qual ele tomou e comeu diante deles. 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. 50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. 51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. 52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; 53 e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus."


 

<Contexto dos acontecimentos>

Recentemente, algo muito triste havia acontecido: o Mestre havia sido crucificado. Não bastasse ele ser morto, foi crucificado como um ladrão. Os discípulos que restaram, ou seja, os onze, ficaram perdidos e sem saber o que fazer. O seu Mestre havia deixado muitos ensinamentos, contudo, não lhes fazia muito sentido naquele momento. Eles permaneceram com Jesus três anos e o tinham como um grande amigo. Além disso, os discípulos deixaram as suas profissões, suas casas, seus bens, tudo, para seguir Jesus Cristo. Agora, com a morte dEle, o que eles fariam da vida? Aliás, essa era a pergunta que não queria calar nos corações deles. Talvez, em seus corações, eles deviam ter pensado em voltar às suas profissões. Mas, o seu Mestre acabara de morrer.

Em meio a tudo isso, estavam as mulheres que também seguiam Jesus. Se os discípulos continuassem com o ministério de Jesus, quem as sustentaria? Quem sustentaria eles também?

Alguns versículos antes, Pedro volta ao túmulo de Cristo e confere o que as mulheres espalharam por toda a vizinhança: o corpo de Cristo realmente não estava mais lá. Eles não sabiam o que estava acontecendo! Simplesmente, o corpo de Jesus não estava mais no túmulo.

Diante da situação, dois dos discípulos vão a um vilarejo chamado Emaús, que ficava bem pertinho de Jerusalém, cerca de 11 km. Seria uma caminhada de aproximadamente três a quatro horas. Enquanto caminhavam, iam conversando sobre os fatos ocorridos recentemente. Eles estavam falando de Jesus, quando o próprio Jesus se aproximou deles, mas não lhe reconheceram. Sem conhecê-Lo e nem ao menos perguntar o seu nome, foram conversando e caminhando na mesma direção, o povoado de Emaús.

Mas, o que aconteceu com os discípulos para que eles não conseguissem identificar o seu Mestre? Houve um esfriamento espiritual.


 

<Esfriamento espiritual>

O que aconteceu com os discípulos ainda acontece nos dias de hoje. Entende-se por esfriamento espiritual o ato de afastar-se da presença do Senhor e não mais ver a Sua atuação na humanidade. Existem vários sintomas da doença do esfriamento espiritual de uma pessoa. Alguns desses sintomas os discípulos possuíam.


 

1) Falta de Oração

A oração é a conversa que temos com nosso Senhor. Se deixarmos de conversar com uma pessoa comum, depois de um tempo, essa pessoa cai no esquecimento. Assim é com Deus! Se deixarmos de conversar com Deus, depois de um tempo, com certeza, Ele cairá no esquecimento.

Deus quer ser nosso amigo e quer que conversemos com Ele a todo instante. Ele está sempre pronto a nos ouvir.

Muito provavelmente, os discípulos ficaram muito abalados com a morte de Jesus e deixaram de orar por aqueles dias. Percebe-se que eles não estavam em comunhão com Deus. Mesmo alguns dias antes, no Getsêmani, Jesus saiu para orar e os discípulos ficaram de longe e acabaram dormindo. A vida de oração deles já estava comprometida há tempos. Naquele dia, Jesus até ficou irado com eles pois teve que acordá-los por várias vezes.

Por isso, é muito importante termos uma vida de oração consistente. A oração é primordial no nosso relacionamento com Deus. Podemos dizer que é a base para a vida cristã. É também a base da igreja. Sem oração, a igreja ficará vazia e milagres não acontecerão em nosso meio. Tenhamos uma vida devocional consistente. Vamos orar não somente quando passarmos por dificuldades, mas orar constantemente (1Ts 5.17).


 

2) Falta de ouvir a Deus

Falamos que a oração é a conversa que temos com nosso Senhor. Contudo, muitas de nossas orações é um monólogo. A gente fica só falando, falando, falando e não dá tempo de Deus falar. Ele está só esperando nos calarmos para falar ao nosso coração.

Os discípulos no caminho de Emaús não conseguiram ouvir ao seu Mestre verdadeiramente. Podemos até pensar que eles não ouviam antes, enquanto Jesus estava no meio deles. Depois de tanto tempo juntos, como amigos, facilmente eles reconheceriam a voz do seu Mestre. Mas não foi isso que aconteceu! Eles não estavam preparados para reconhecer a voz de Jesus.

Muitas vezes, em nossa vida, deixamos de ouvir a voz de Deus e, por isso, fazemos as coisas erradas. Tomamos decisões erradas por não saber ouvir a Deus. Estejamos atentos à voz de Deus e peçamos discernimento do Senhor para ajudarmos a ouvi-Lo.


 

3) Cegueira Espiritual

No verso 16, a Bíblia nos fala que os discípulos "estavam com os olhos como que fechados". Os olhos espirituais deles estavam fechados e eles não conseguiram reconhecer Jesus. Eles mal estavam enxergando o mundo físico. Eles não conseguiram lembrar-se da aparência de Cristo. Estavam cegos espiritualmente. Mesmo a pregação de Jesus não surtiu efeito, pois eles não conseguiam enxergar Cristo nas profecias e nos Salmos.

Esse sintoma é muito grave! Quando o esfriamento espiritual de uma pessoa chega a esse ponto, tem que tomar muito cuidado. A própria pessoa não percebe que está cega espiritualmente e não vê a atuação de Deus em sua vida, ao seu redor, etc. A cegueira espiritual vai piorando de forma que a pessoa vai saindo de debaixo da bênção de Deus e entrando no mundo sem perceber.

A cegueira espiritual não permite que a pessoa enxergue as coisas que acontecem no mundo espiritual. Ilustração: uma pessoa cai endemoninhada ao lado de uma pessoa assim e ela vai diagnosticar epilepsia.

Estejamos atentos ao menor sintoma de cegueira espiritual! Precisamos ir muito mais além que os nossos olhos físicos podem ver. Acredite! Nesse momento está havendo uma batalha espiritual entre os anjos do Senhor contra os demônios de Satanás. Eles estão batalhando pela sua atenção à Palavra de Deus. Estão brigando pela sua vida. É por isso que temos que declarar a vitória sobre os demônios. É por isso que temos que declarar com firmeza a vitória sobre Satanás.

Vamos pedir ao Senhor para que abra os nossos olhos espirituais para que vejamos essa batalha que está acontecendo. Vamos pedir para que o Senhor não deixe que fiquemos cegos a ponto de não enxergar a ação dEle nas nossas vida. Ele está agindo! Ele está aqui agora! Ele cuida de você todos os dias! Não se esqueça disso...


 

4) Memória fraca

Naturalmente, o ser humano tem uma memória de curto e outra de longo prazo. Na memória de curto prazo ficam armazenados fatos que não tiveram muita relevância para a vida da pessoa ou aqueles que tiveram pouca emoção. Já os fatos que tiveram mais emoção e que trouxeram algo de produtivo, ou até improdutivo, esses acontecimentos ficam armazenados na memória de longo prazo. Essa memória é constantemente acessada e a nossa vida é em função dessa memória. O ideal seria que aprendêssemos com os erros próprios ou de outros. Mas, nem sempre é isso que acontece!

Como aconteceu com Israel no Antigo Testamento, as palavras caem no esquecimento. José levou toda a sua família para o Egito com a promessa de levantar uma grande nação dentro do país egípcio. Contudo, José morreu e os seus sucessores esqueceram-se das promessas de José e dos faraós que sucederam aquele. Assim, o povo de Israel foi escravizado no Egito e teve que ser liberto por Moisés.

Os discípulos, no texto que lemos, mostram claramente os sinais do esquecimento daquilo que Jesus havia lhes ensinado. Não passou muito tempo, mas mesmo assim, eles se esqueceram de muita coisa. É como na eleição, onde a gente acaba votando em um candidato que já roubou, mas a gente já se esqueceu de tudo o que ele fez de mal.

Valorize as bênçãos que o Senhor já te deu na sua infância, adolescência, casamento, etc. Deus está cuidando de você em todas as fases de sua vida. Ele já te deu tantas bênçãos e não se esqueça disso!


 

5) Falta de fé

Os discípulos não tinham a real dimensão do que era trabalhar na equipe de Cristo. Jesus operava grandes sinais e maravilhas no meio do povo. Os discípulos o acompanhavam até que de perto, contudo, muitas vezes não criam naquilo que estava acontecendo. Havia um problema de falta de fé, pois eles sabiam que Jesus era o Cristo, o próprio Deus.

Esse sintoma é bem evidente quando Jesus pergunta aos discípulos quem Ele é. A única resposta aproveitável foi a de Pedro, sendo que os outros responderam que Jesus era mais um profeta (no meio de tantos).

A fé é fundamental, pois é a base da vida cristã. Se não houver fé, não existe motivo para a existência da igreja. Não existe motivação de vida cristã. Sendo que a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que se não vêem. Naquela época, os discípulos ainda viam a Jesus Cristo e podiam experimentar o seu poder ao vivo e à cores. Atualmente, não vemos a Jesus Cristo como pessoa. Apenas podemos experimentar o seu poder através da ação do Espírito Santo. Por isso temos que valorizar a fé como pilar da vida cristã. Sem fé, não podemos agradar a Deus.


 

O esfriamento espiritual é uma doença! Como conseqüência disso, eles perderam uma oportunidade de ouro de encontrar-se com o Mestre logo depois de Sua ressurreição. Eles estiveram com Cristo, mas O reconheceram.


 

<Andaram com Cristo, mas não O conheceram>

Os discípulos tiveram tempo suficiente para desenvolver uma intimidade grande com Jesus Cristo. Eles permaneceram juntos por três anos comendo, bebendo, dormindo, orando, enfim, convivendo intensamente nesse período. No entanto, percebe-se que os discípulos não desenvolveram essa intimidade com Cristo. O relacionamento deles era meio superficial. Apesar de Jesus ter dado todo o espaço para que eles tivessem esse relacionamento mais profundo.

Claramente, o fato de Jesus ter andado com os discípulos no caminho de Emaús e eles não O terem conhecido, mostra o esfriamento espiritual.

Às vezes, somos como esses discípulos que andam com Cristo, mas não O reconhecem. Jesus morreu, mas ressuscitou. Ele está vivo e no meio de nós! Ele está do nosso lado em todos os dias de nossas vidas. Ele está cuidando de nós. Entretanto, muitas vezes não O reconhecemos. Não vemos o agir dEle. Não conseguimos enxergar o grande mover dEle em nossas vidas.

Jesus Cristo não nos abandona (Hb 13.5b).


 

<Uma experiência que mudou a história da humanidade – v. 31: Abriram-se lhes os olhos>

O mais interessante da história no texto que lemos hoje é observar que os discípulos, apesar de estarem com Cristo por um bom tempo, eles não tinham um relacionamento profundo com Cristo, mas foram transformados.

Depois de estarem com Cristo boa parte da caminhada até o vilarejo de Emaús e participarem de uma refeição com o Mestre, no partir do pão, quando Jesus tomou o pão em suas mãos e deu graças, os discípulos O reconheceram. No versículo 31 diz que os seus olhos foram abertos. Nesse exato momento foi que os discípulos tiveram uma experiência genuína com Cristo.

O marco na vida dos apóstolos foi essa experiência com Cristo. Percebe-se que antes dessa experiência com Cristo, a os apóstolos tinham um relacionamento medíocre com Cristo. Contudo, depois disso, a história da igreja foi diferente.

A partir dessa experiência, os apóstolos se comprometeram em anunciar o evangelho de Cristo. A partir dessa experiência com Cristo os apóstolos louvavam ao Senhor no Templo continuamente

Uma vida guiada pelo Espírito de Deus

"Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas." Êxodo 40.34-38


 

Introdução

    O povo de Israel havia sido liberto da escravidão do Egito. Eles ainda não haviam chegado à tão sonhada Terra de Canaã, a Terra Prometida. Não possuíam terra alguma e ainda teriam que lutar muito para conquistar o seu lugarzinho. O povo já havia passado por diversas dificuldades ao sair do Egito. Moisés foi um grande líder ungido de Deus e foi o escolhido para guiar todo o povo em sua estadia no deserto. A nação de Israel já era grande, com aproximadamente 2 milhões de pessoas, sendo aproximadamente 600 mil homens de guerra, suas esposas, servas e servos, jovens e crianças. Sem contar os animais! Não era fácil locomover tanta gente num deserto até a Terra Prometida. Você já fez uma longa viagem de carro com crianças? Se você já fez, sabe do que estamos falando! A cada 20 ou 30 minutos é necessário fazer uma parada para fazer xixi. O tempo varia de acordo com a ansiedade da criança em relação à viagem e o local de destino. Imagine a mesma situação com todo o povo de Israel, viajando por uma longa jornada. Dá para ouvir as vozes de reclamação das crianças? Consegue ouvi-las pedindo para esperar um pouco para fazer suas necessidades fisiológicas?

    Foi assim que eles seguiram em sua jornada. Os problemas iam sendo traspassados, mas a expectativa era de que mais problemas os aguardavam mais adiante. Ao saírem do Egito, os soldados do faraó promoveram uma grande perseguição ao povo, que ficou estacionado diante de um grande obstáculo à frente deles: O Mar Vermelho. Coloque-se no lugar de Moisés e ouça os gritos de todo o povo: "Deus nos tirou da escravidão no deserto para morrermos aqui? Que Deus é esse? Preferia ter ficado lá como escravo! Pelo menos eu tinha um resto de comida todos os dias!", e mais: "Eu não pedi para estar aqui! Eu vou voltar!" Moisés, porém, teve pulso firme e orou a Deus pedindo a direção. Deus mandou que o povo marchasse em direção ao Mar. Uma ordem um tanto estranha, mas ele resolveu obedecer.

    "Deu certo! O Mar se abriu diante de nós!" Todo o povo exclamava com vozes de júbilo e corria pois sabiam que estavam sendo perseguidos pelo soldados egípcios. Enfim, conseguiram atravessar o Mar Vermelho, com seus pés secos. Quando o último israelita terminou a travessia, o caminho se fechou e os soldados egípcios foram barrados pelo Mar Vermelho.

    Depois de atravessar todo o povo de Israel pelo Mar Vermelho, o povo se estabeleceu na região de Sin, próximo ao Monte Sinai. No referido monte foi que Moisés recebeu os mandamentos e algumas ordens de Deus. Ali, Deus falou para que Moisés construísse um tabernáculo com todos os seus utensílios. O tabernáculo deveria ser construído de forma que, de acordo com a vontade de Deus, fosse desmontado e movido para outro lugar. Assim, conforme o povo de Israel caminhava no deserto, o tabernáculo era levado junto.

    Depois de instalado o tabernáculo num certo ponto, ao centro das tribos de Israel, sendo que todo o povo se instalava ao redor do tabernáculo representando uma vida centrada em Deus, uma nuvem cobriu totalmente o tabernáculo. No texto que lemos diz: "a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo." A cena cinematográfica da glória do Senhor, ali representada pela nuvem, enchendo todo o tabernáculo e tomando conta de tudo é majestosa. Todos deveriam ter ficado perplexos diante de tal magnitude. Uma manifestação grandessíssima do poder de Deus (teofania).

    Nos versículos seguintes, Moisés relata que essa mesma nuvem os guiava tanto de dia como de noite. Durante o dia, a nuvem cobria todo o povo de Israel e, durante a noite, a mesma nuvem tornava-se como uma coluna de fogo.

Por que Deus usou uma nuvem para guiá-los durante o dia e encheu a nuvem de fogo para guiá-los durante a noite?

O deserto é uma região muito, mas muito quente durante o dia e, à noite, muito fria. Durante o dia, as temperaturas naquela região podem ultrapassar os 50 graus Celsius. Assim, nada melhor do que uma nuvem para diminuir a intensidade do Sol sobre o povo escolhido de Deus. À noite, as temperaturas, naquela região, podem chegar a 10 graus Celsius negativos. É muito frio! E, nada melhor do que o fogo para esquentar todo o povo. Além disso, à noite, a região desértica é tomada por animais como lobos, hienas, coiotes, e outros animais que adorariam devorar tanta gente, um banquete. A nuvem ou coluna de fogo os protegia desses animais vorazes que habitavam a noite do deserto.

    Como Deus é maravilhoso! Ele tem muito cuidado com os seus escolhidos. Ele os protege com tanto cuidado. Vendo essa história, você consegue sentir o cuidado de Deus na sua vida?

    É importante dizer que a mesma nuvem que os protegia também guiava todo o povo no meio do deserto. Quando era da vontade de Deus, a nuvem se levantava e era o momento para o povo levantar acampamento e seguir viagem, por onde a nuvem os dirigisse. Quando a nuvem descia, era o momento de todos montarem novamente os seus acampamentos e ali ficarem por horas, dias, semanas, meses e até anos. Lembrando que o povo passou 40 anos vivendo nessas circunstâncias. E, em todo esse tempo, Deus cuidou dos seus filhos dando-lhes refeições diárias, também chamadas de Maná, as suas roupas e sandálias não se desgastavam e Deus ainda promovia as condições climáticas ideais para a sobrevivência do povo no deserto.

    Nitidamente, o Espírito de Deus os movia em todos os dias de suas vidas. Ao acordarem, eles olhavam para cima a fim de ver como a nuvem estava. Todos, em todos os dias tinham que praticar essa rotina de total dependência do Senhor em suas jornadas. Uma tarefa praticamente obrigatória, mas que lhes dava intimidade com o nosso Pai Celestial. Toda manhã, ao olharem para o tabernáculo, visualizavam se a nuvem estava baixa ou alta. Se baixa, eles deveriam permanecer por ali. Se alta, deveriam fazer as malas e se preparar para mais uma viagem.

    Atualmente, você não tem uma nuvem sobre a sua cabeça dizendo para onde você deve ir ou se deve permanecer onde está. Contudo, você tem o Espírito de Deus agindo em na sua vida e disposto a te guiar em todas as coisas.

Mas então, como ter uma vida guiada pelo Espírito de Deus?


 

1) É preciso encher-se do Espírito Santo de Deus.

    No verso 34 do capítulo 40 do livro de Êxodo, observa-se que assim que o tabernáculo foi totalmente construído, antes ser devidamente iniciado em suas atividades de culto a Deus, a nuvem do Senhor desceu sobre ele e a Sua glória tomou conta de todo o tabernáculo.

Fazendo um paralelo, sabendo que o nosso coração é a habitação do Senhor relacionada ao tabernáculo daquela época, antes de qualquer coisa, é preciso encher-se do Espírito Santo de Deus. A glória do Senhor precisa tomar conta de todo o seu coração!

    O grande rei Davi, que foi o maior rei que Israel já conheceu, só pôde assumir o seu reinado depois de ter sido ungido e recebido o Espírito de Deus. O sacerdote Samuel impôs as suas mãos sobre ele e, como representante de Deus, abençoou e ungiu Davi como rei de todo o Israel. Naquele momento, ele estava apto, não por causa de suas aptidões de guerra ou pelo senso justiça no seu coração, mas pelo poder do Espírito Santo de Deus agindo em Davi.

    Outro grande e inquestionável exemplo que podemos tomar é o de Jesus Cristo. Antes de começar o seu ministério oficialmente, visto que antes ele já pregava, Jesus foi conduzido ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. No momento do seu batismo, o Espírito de Deus desceu sobre Jesus, e só depois disso ele dedicou-se totalmente ao seu ministério de cura, evangelização, milagres e ensino da Palavra de Deus. Cheio do Espírito de Deus, ele resistiu às tentações de Satanás logo após ser batizado e conduzido ao deserto. Na ocasião, Jesus foi tentado pelo próprio Satanás em áreas que a natureza do homem fala muito alto. Nesse momento, a sua natureza divina falou mais alto. O inimigo tentou enganá-lo utilizando-se de citações bíblicas do Antigo Testamento, mas Jesus estava firme em suas convicções e o Espírito de Deus falou mais alto em seu coração. Em toda a sua vida ministerial, em todos os momentos, Jesus era guiado pelo Espírito de Deus que estava nele e que era ele.

    Assim como o tabernáculo ficou cheio da glória do Senhor, desejo que o seu coração seja cheio do Espírito Santo de Deus. Que a sua vida seja cheia do Espírito de Deus! Antes de qualquer coisa que formos pensar ou fazer, vamos buscar essa plenitude do Espírito Santo de Deus.

    No Antigo Testamento, o Espírito Santo manifestava-se em uma pessoa somente para uma missão em particular. Podemos citar o exemplo de Sansão. Você acha que a sua força estava em seus cabelos? Ou será que a sua força estava nos exercícios que ele praticava diariamente na academia? A força que Sansão possuía era o Espírito de Deus que o dava, através da sua presença inefável em seu coração. Contudo, após uma série de acontecimentos, o Espírito de Deus o deixou e ele perdeu toda a sua força.

    No Novo Testamento, o Espírito Santo age de forma contínua e abrange a vida da pessoa como um todo. Assim, quando o Espírito Santo de Deus entra no seu coração, Ele nunca mais o deixa, mesmo que você "pise na bola" com ele. Uma vez que Ele entrou na sua vida, Ele vai habitar em seu coração e nunca, jamais te deixará. Ele vai te acompanhar e vai te ajudar em todas as coisas. Existem pessoas que receberam o Espírito Santo em suas vidas, fizeram uma oração pedindo que Jesus habitasse dentro do seu coração, mas, toda vez que o pastor chama à frente aqueles que querem orar dessa forma, o indivíduo vai e ora novamente, pensando que o Espírito de Deus o abandonou por causa do seu pecado. Não! O Espírito Santo de Deus, apesar de triste por causa do pecado, ele vai continuar no seu coração.

    

2) É preciso submeter suas decisões ao Espírito Santo de Deus.

    Atualmente, e cada vez mais cedo, temos que tomar decisões difíceis em nossas vidas. Há alguns anos, uma das decisões mais difíceis que o jovem tinha que tomar era somente aos 17 ou 18 anos em que ele tinha que decidir o que fazer na faculdade e qual carreira profissional deveria seguir. Hoje, já não é bem assim! Com 14 ou 15 anos, o jovem tem que se decidir por um curso técnico ou profissionalizante que lhe ajudará na sua profissão futura. Ou seja, a decisão foi antecipada em alguns anos. Caso ele não decida nessa idade, haverá uma grande pressão imposta pela sociedade sobre este jovem e ele ficará atrasado em relação aos outros da mesma idade.

    Talvez, por imaturidade, muitas pessoas tomaram as decisões erradas em suas vidas e hoje se lamentam. Mas, lamentar somente não vai resolver o seu problema! O ideal é que você não erre mais em áreas que você errou no passado. Não cometa o mesmo erro novamente! Se, no passado, você não se submeteu a sua decisão ao Espírito de Deus, não o faça de novo.

    Irmãos, submeter as suas decisões ao Espírito Santo de Deus não é uma tarefa tão simples. Muitas e muitas vezes, vamos nos deparar com grandes incógnitas. O fato de ter o Espírito Santo de Deus em seu coração não significa que você terá mais facilidade em tomar as decisões! Significa apenas que diante das difíceis decisões, o Espírito Santo de Deus será aquela voz que te incita a tomar a decisão certa. Contudo, nós precisamos do discernimento de Deus para ouvir essa voz e reconhecê-la como sendo a voz do Espírito de Deus.

    Colossenses 3.14 nos dá uma idéia de como saber discernir a coisa certa: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração..."

    Amados, o Espírito Santo de Deus testifica daquilo que é verdade, pois ele prega a verdade e pratica a verdade respaldada na Palavra de Deus, que é a verdade. Com certeza absoluta, o Espírito Santo de Deus não falará nada que vai contra os princípios descritos na Palavra de Deus, a Bíblia. Assim, o texto de Colossenses integra-se com a ação do Espírito de Deus formando a certeza em nosso coração. A dúvida, incerteza e mentira pertencem ao diabo, nosso inimigo, que nos quer mal e só veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). Mas a paz de Cristo, essa é que nos dá a convicção de que devemos continuar no caminho certo.

    Em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é parar, orar, submeter-se ao Espírito Santo de Deus e, se Ele não operar a paz de Cristo no coração, esqueça! Não o faça! Seja o que for você estará cavando o seu próprio túmulo.

    Nós dissemos que o Espírito Santo de Deus entra na vida de uma pessoa e jamais o deixa, mas então, o que acontece com aqueles que se afastaram dos caminhos de Deus e estão praticando a iniqüidade? O Espírito de Deus ainda se move em suas vidas?

Com certeza! Aquele que um dia recebeu o Espírito Santo em seu coração ouve a voz que diz para ele tomar a decisão certa. Entretanto, ele dá mais ouvido à voz que diz para ele ir para o caminho mal, ou dá mais ouvido à vontade da carne e cede ao pecado. O que quero dizer com isso é que essas pessoas pecam conscientemente, até, às vezes, planejadamente. Sabem que estão errados! Sabem que a cada dia estão se afastando mais de Deus, porém continuam sendo levados à escuridão e trevas. Podem até não ter forças para se levantar novamente e voltar aos caminhos do Senhor, mas também não clamam. Estão mergulhados em seu orgulho que os impede de pedir ajuda e serem ajudados.

    Além disso, o Espírito Santo de Deus também diz 'não' para aquilo que vai te fazer mal ou te atrapalhar. Mas, é muito difícil para o ser humano ouvir um 'não' de qualquer pessoa que seja. Na verdade, você nunca está preparado para receber um 'não'! Você sempre espera um 'sim', por mais que você diga que espera um 'não'. Isso porque o 'não' dá a idéia de limitação e você sempre luta para obter a total liberdade em tomar suas decisões. A vontade de todo funcionário é ser chefe, pensando que não terá de prestar contas ou submeter-se a outros. Engano!

    Enfim, somos dotados de livre arbítrio e você pode fazer o que bem entender de sua vida. Aliás, a Bíblia nos diz que: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam." (1 Co 10.23). Isto significa que você tem a opção de fazer coisas que vão te fazer bem e coisas que vão te fazer mal. Depende de você! A escolha é sua! Você decide! Deus não nos criou como marionetes em suas mãos. Você pode fazer o que você quiser de sua vida, só tenha a consciência de que em tudo, em tudo mesmo, Deus te pedirá juízo. Quando estivermos diante do Pai, no dia do Grande Julgamento, Deus julgará todos os nossos atos e pedirá contas daquilo que fizemos.

    Quando estiver diante de uma decisão difícil, não corra atrás de cartomantes, necromantes, quiromantes, videntes, búzios, ciganos, horóscopo, etc. As pessoas que trabalham com esse tipo de coisa são charlatões de mão cheia. Sabem como tirar dinheiro de uma pessoa e fazem previsões generalizadas ou são guiados por espíritos malignos. Perceba que essas pessoas agem mais no final do ano com previsões para o ano seguinte baseadas em números, letras, nomes cabalísticos, pedras, medalhões, estrelas, planetas, lendas, mitologias ou até calendários. Acontece que eles não entram em acordo entre eles e acabam se contradizendo em suas previsões. Um diz que você será muito feliz nesse ano e outro diz que você terá grandes perdas, e assim continuam as blasfêmias e lorotas.

Como estamos falando de ter uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus, fuja desse tipo de coisa! Não busque respostas nisso! Deus ainda permite que você peça conselhos a pessoas mais sábias: "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." (Pv 11.14). Peça conselhos às pessoas mais sábias do que você, ou pessoas que já passaram pela experiência de sua vida, ou ainda, que já tomaram a mesma decisão que você pretende tomar. Na multidão de conselhos, quem sabe, você pode encontrar uma resposta! No entanto, submeta-se sempre ao Espírito de Deus em todas as suas decisões e você será feliz.

Enchendo-se do Espírito Santo de Deus e submetendo todas as suas decisões ao Espírito de Deus a sua vida passará a ser guiada por Ele. Isso produzirá muitos frutos responsivos.


 

3) Benefícios de uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus.

    Os benefícios de uma vida guiada totalmente pelo Espírito de Deus são bem visíveis. Eles podem ser manifestados de em todas as áreas do nosso ser. Podemos citar pelo menos oito áreas do indivíduo. (física, emocional, financeira, profissional, mental, relacional, espiritual e caráter).

a) Física: quando você for totalmente guiado pelo Espírito de Deus, ele te ajudará a tomar suas decisões em relação ao seu corpo físico. Ele te ajudará a manter uma aparência mais bonita! Isso não significa gastar milhões em roupas, sapatos ou cirurgias plásticas! Ele simplesmente te deixará mais bonito (a). Observe bem as pessoas ao seu redor e você perceberá que aqueles que são cheios do Espírito de Deus são mais bonitos. É o Espírito Santo que nos deixa assim!

b) Emocional: é comum ver pessoas que estão bem hoje e no outro dia estão no fundo do poço. Você vê a pessoa conversando, sorrindo, contando piadas, mas, no fundo, ela está com um enorme vazio dentro de si. Essas pessoas são inconstantes e não sabem se choram ou se sorriem. Entretanto, se a sua vida é guiada pelo Espírito Santo de Deus, ela será sempre constante. Ele te dará forças para suportar as adversidades. A sua vida será diferente! O Espírito Santo de Deus te fará uma pessoa sólida emocionalmente.

c) Financeira: não é certo dizer que Deus te dará todas as coisas que você pede sem você trabalhar. De braços cruzados nada acontecerá na sua vida financeira. Mas, aqueles que são cheios do Espírito de Deus e são guiados por ele tomarão decisões financeiras acertadas, os negócios irão bem, em todas as coisas, o Senhor te trará um discernimento sobrenatural para fazer o que é certo. Não obstante, Ele te abençoará sobrenaturalmente como você nunca imaginou que seria abençoado. Deus te dará recursos para a realização de sonhos e desejos do seu coração.

d) Profissional: o Espírito Santo de Deus te ajudará no seu trabalho também! Você pode estar se perguntando: "No trabalho? Como assim?" É verdade! Ele te ajudará em sua profissão. Se você for um profissional liberal, perceba que alguns clientes que virão até você serão verdadeiros milagres. Por causa da sua seriedade em que o Espírito de Deus te guiará, você será reconhecido em seu trabalho. Se for um funcionário de uma empresa, perceba que além do Espírito Santo de Deus te dar muita força, ânimo e disposição para trabalhar, Ele te ajudará a fazer a coisa certa. E, depois do reconhecimento como profissional, com certeza você será promovido em suas atividades. Tenha em mente somente que o seu chefe é Deus e você tem que dar o seu melhor para Ele. O resto, o Espírito de Deus vai operar em você!

e) Mental: essa área tem certa ligação com a área emocional, contudo é um pouco mais abrangente. Aqui, estamos falando não somente de sentimentos, mas de inteligência e raciocínio. O Espírito Santo de Deus age em nós proporcionando-nos uma inteligência sobrenatural, ou seja, que não vem de nós mesmos. Ele nos dá uma capacidade de armazenamento de informações em nosso cérebro incomparável. Além disso, Ele nos dá a capacidade de raciocínio. Ao observarmos um fato, logo teremos a formação de uma opinião em nossa mente. Formaremos uma opinião saudável proveniente do Espírito Santo de Deus.

f) Relacional: quando o Espírito de Deus age em você, os seus relacionamentos são diferentes! O marido é uma bênção dentro de casa e sua esposa tem prazer em recebê-lo de braços abertos quando ele chega do trabalho. A esposa é realmente uma mulher virtuosa e abençoa o seu lar. As amizades são diferentes e aquela roda de escarnecedores não existe mais em sua vida. Agora, a roda de escarnecedores torna-se a roda dos "esclarecedores" da Palavra de Deus. O Espírito de Deus age nos relacionamentos quebrados, restaurando-os e fortalecendo os existentes.

g) Espiritual: é a primeira área em que o Espírito de Deus age. Ele nos dá uma intimidade maior com o próprio Deus e é no nosso espírito que Ele começa a restauração. Ele nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais (Ef 1.3). Quando citamos que o Espírito de Deus é aquela voz que nos incita a fazer a coisa certa é no campo espiritual que estamos falando. E, o Espírito Santo de Deus está em constante batalha contra os espíritos malignos que tentam nos destruir e nos desviar dos caminhos corretos. Ele nos dá resistência contra as forças malignas no âmbito espiritual.

h) Caráter: o Espírito Santo de Deus se manifestará em sua vida, forjando o seu caráter, através principalmente, do fruto do Espírito Santo como está descrito em Gálatas 5.22-23: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Além desses, podemos citar a humildade, honestidade e respeito a si mesmo e ao próximo. Todos esses aspectos são formados dentro do caráter da pessoa a partir do momento que a sua vida é guiada pelo Espírito Santo de Deus.

    Você pode olhar para dentro de si mesmo agora e pensar um pouco. Esses frutos estão sendo manifestos em minha vida? Em que área eu preciso melhorar?

    Aqueles que verdadeiramente têm suas vidas guiadas pelo Espírito Santo de Deus, os que são de Cristo Jesus, esses já crucificaram a carne, com as suas paixões e vontades (Gálatas 5.24). A carne pode até ser inclinada a pecar e o desejo pecaminoso pode ser muito forte, no entanto, conscientemente e esforçadamente, você seguirá a vontade do Espírito de Deus e não a da carne.

    O versículo 25 do capítulo 5 de Gálatas continua: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." E, essa é uma chamada de atenção de todos os que dizem ter uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus e não a tem. Não é difícil de encontrar pessoas que dizem ser cristãos fervorosos e não o são. São os cristãos nominais. Se realmente você tem o Espírito Santo de Deus dentro do seu coração, você tem que viver como tal. Não adianta só dizer que é guiado por uma força superior. Essa força superior pode até ser Satanás e você está pensando que é o Espírito de Deus. Viva, como se realmente não houvesse amanhã, aproveitando cada segundo de sua vida, mostrando que você tem a sua vida guiada pelo Espírito de Deus. "Não por vanglória nem provocando inveja a outros" (Gálatas 5.26), mas pela manifestação do poder do Espírito Santo de Deus em sua vida.

    Não lhe é lícito julgar se as outras pessoas possuem suas vidas guiadas pelo Espírito de Deus ou não. A tendência humana é esta: ouvir ou ler uma palavra destas e tentar aplicar na vida da pessoa ao lado, menos na sua própria. Não faça isso! Olhe somente para você mesmo e analise se a sua vida está sendo guiada pelo Espírito de Deus. Analise se os frutos do Espírito Santo de Deus estão sendo manifestos em você.

    Romanos 8.14 diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Se você tem o orgulho de dizer para todos que é Filho de Deus, então assuma a responsabilidade dessa nomenclatura. Se você é filho de Deus como você diz, viva como um verdadeiro filho de Deus: sendo guiado e andando no Espírito Santo de Deus.