quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os Reinos Vindouros: Egito e Síria e Reino de Deus (Daniel 11.1-45; 12.1-13)


Ainda Daniel se recuperava e o anjo lhe falou acerca dos reinos que assumiriam o domínio terrestre dali para frente. O anjo lhe explicou sobre os reis que assumiriam o reino da Pérsia, mas que não iriam conseguir permanecer por muito tempo no poder. Depois, o Reino Grécia viria ao poder e ainda Egito e Síria. Todo o capítulo 11 é dedicado a explicar os tratados entre os reis e o anjo profetiza até mesmo as estratégias de guerras utilizadas por todos os reis.
Embora essas batalhas sejam importantes, atento para o detalhamento da profecia que o anjo pronuncia. É mais um endossamento de que a profecia é verdadeira. Atualmente, nas igrejas, o que vemos são profecias subjetivas e com poucos detalhes. Isso acontece porque são os desejos humanos misturados as profecias espirituais. Deus é detalhista e confirma a Sua Palavra nas mínimas observações.
Chegamos então ao capítulo 12 e ao momento final do livro de Daniel. É um livro surpreendente e que possui histórias de tirar o fôlego. E não podia ser diferente no grand finale do livro.
Na parte final do livro, Daniel recebe o entendimento de algumas coisas que hão de acontecer no fim dos tempos. Uma grande tribulação virá e durará três anos e meio. Durante esse tempo, aqueles que tiverem os seus nomes gravados no Livro de Deus não passarão por esse sofrimento. Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna. Tudo isso acontecerá quando terminar a perseguição ao povo de Deus.
Muitos irão se converter dos seus maus caminhos nesses dias. Outros irão continuar praticando a iniqüidade. Felizes aqueles que continuarem fiéis a Deus por todos os dias, enquanto durar a tribulação. Àqueles que persistirem, Deus os exaltará e receberão a devida recompensa do Senhor.
Você pode estar passando por um grande problema, tribulação, dor, angústia, mau, doença. Agora, você pode não entender a causa de tudo isso estar acontecendo em sua vida. Entretanto, tenha fé e paciência, continue sempre firme no Senhor e lá no Céu, no Grande Dia da Ressurreição, teremos o amplo entendimento de tudo! Quero te ver lá.
Pr. Paulo Pedroso.

A visão de Daniel na beira do Rio Tigre (Daniel 10.1-21)


Daniel, depois de orar pelo seu povo e de receber uma comprovação do amor divino para consigo, teve uma outra revelação, a qual ele descreve como difícil de entender. Para ele, as visões não faziam muito sentido, já que falavam sobre o futuro, que pertence a Deus. Imagino que Daniel deve ter ficado apreensivo ao saber de tantas coisas sobre o futuro. Ao que ele deve ter ficado tranqüilo diante da demonstração de amor e misericórdia de Deus na vida dele. Deus estava revelando somente a ele e não a várias pessoas.
Depois de ter recebido essa visão, Daniel jejuou e orou por três semanas, não comendo nem carne, nem vinho e nem penteando o cabelo. Na visão, Daniel estava na beira do Rio Tigre e viu um anjo vestido com roupas de linho e usando um cinto de ouro puro. O seu corpo brilhava como pedras preciosas, o seu rosto parecia um relâmpago, os seus olhos eram como tochas acesas, os seus braços e pernas brilhavam como bronze polido e a sua voz soava como o barulho de uma multidão.
Quando ele viu isso, caiu por terra e ficou sem forças. Ele estava com muito medo! Os seus companheiros estavam ao lado, mas não viram nem ouviram nada. De repente, o anjo se aproximou dele e o levantou pela mão e disse que o anjo protetor da Pérsia havia lutado com ele por vinte e um dias (exatamente o tempo em que Daniel estava jejuando) e, finalmente, esse anjo obteve a vitória.
Daniel ficou calado e quase não conseguia respirar diante da presença do anjo. No livro de Apocalipse, temos a confirmação que esse anjo que aparecera a Daniel é verdadeiramente Jesus, o Cristo. E, depois de um toque do anjo, Daniel recuperou todas as suas forças.
O anjo explicou o motivo da sua visita que era para anunciar a Daniel o que está escrito no Livro da Verdade. No entanto, o anjo e o arcanjo Miguel precisavam lutar contra o anjo protetor da Grécia.
Analisando a história da humanidade vemos que depois do império persa, o império grego dominou o mundo. Daí entende-se que Jesus Cristo estava lutando contra os anjos protetores desses reinos a fim de proteger o Reino.
A batalha espiritual que aconteceu naquela época acontece nos dias de hoje. Pedimos ao Senhor que nos dê o discernimento e a visão espirituais para entender e enxergar essas coisas. Da mesma forma, batalhemos incessantemente para a manutenção do Reino de Deus aqui, na terra hoje.
Pr. Paulo Pedroso.